Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3649
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O Movimento Escoteiro em Bragança - Pará, como ambiente de educação não formal
metadata.dc.creator: BRANDÃO, José Rick Moreira
metadata.dc.contributor.advisor1: SOUSA, José de Moraes
Issue Date: 21-Mar-2019
Citation: BRANDÃO, José Rick Moreira. O Movimento Escoteiro em Bragança - Pará, como ambiente de educação não formal. Orientador: José de Moraes Sousa. 2019. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3649. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como foco o Movimento Escoteiro e a Educação não Formal, especificamente sobre os Grupos Escoteiros Sebastião Pereira 85/PA e Jorge Ramos 45/PA, ambos situados na cidade de Bragança - Para, Brasil. O objetivo geral consistiu em analisar as práticas educativas desenvolvidas nos grupos de escoteiros da referida cidade, tendo em vista sua identificação como espaços de educação não formal. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com técnicas metodológicas como estudos bibliográficos, entrevista semiestruturada e análise documental. Os resultados da pesquisa indicam que o Movimento Escoteiro em Bragança-PA, representa um ambiente expressivo no que diz respeito a práticas de educação não formal, que podem convergir para a formação de cidadãos críticos e participativos.
Abstract: This work focuses on the Scout Movement and non-Formal education, specifically on the Scout Groups Sebastião Pereira 85/PA and Jorge Ramos 45/PA, both located in the city of Bragança-to, Brazil. The general objective consisted of analyzing the educational practices developed in the Scout groups of the city, with a view to identifying them as spaces of non-formal education. This is a qualitative research, with methodological techniques such as bibliographical studies, semi-structured interviews and documentary analysis. The results of the survey indicate that the Scout movement in Bragança-PA, represents an expressive environment with regard to practices of non-formal education, which can converge to the formation of critical and participative citizens.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Movimento escoteiro
Educação não-formal
Práticas pedagógicas
Scout movement
Non-formal education
Pedagogical practices
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Educação - FACED/CBRAG

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_MovimentoEscoteiroBraganca.PDF1,63 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons