Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3646
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Assistência estudantil na UFPA: o estado da arte
metadata.dc.creator: RIBEIRO, Drielle Lucia Gomes da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: CASTRO, Regina Celi Alvarenga de Moura
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: http://orcid.org/0000-0002-8963-3108
Issue Date: 8-Nov-2017
Citation: RIBEIRO, Drielle Lucia Gomes da Silva. Assistência estudantil na UFPA: o estado da arte. Orientadora: Regina Celi Alvarenga de Moura Castro. 2018. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2018. Disponível em:https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3646. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Nesse artigo é apresentada a pesquisa de abordagem qualitativa, realizada por meio do Estado da Arte no ano de 2017. O objetivo foi analisar as produções teóricas desenvolvidas na Universidade Federal do Pará sobre a Política de Assistência Estudantil para identificar quais aspectos têm sido privilegiados sobre o PNAES nesse contexto. As buscas das produções teóricas foram feitas, no período de abril a outubro de 2017 nossites Scielo, Google Acadêmico, Banco de Teses da Capes, Banco de Dados da Biblioteca Virtual da UFPA e Banco de Dados da Biblioteca Física da UFPA, Campus Altamira, por meio dos descritores “Programa de Assistência Estudantil na UFPA”, “PNAES na UFPA” e “Programa Permanência na UFPA”. O critério para inclusão no corpus analítico foi ter como objeto de investigação o PNAES e ter sido publicado no período de 2007 a 2017. Foram localizadas 61 produções das quais 11 compuseram o corpus analítico. Foi identificado que as produções teóricas sobre o PNAES na UFPA são incipientes. De maneira geral nos estudos são propostas discussões sobre aspectos relacionados à necessidade de implantação de ações referentes à assistência estudantil com vistas a contribuir para a permanência do estudante no ensino superior e apontam limites e fragilidades em relação à implementação dessas políticas principalmente nos campi do interior sobre os quais não foram identificadasproduções que problematizem a assistência estudantil indicando uma lacuna nessa discussão e um campo para novas pesquisas.
Abstract: This article presents the qualitative approach research carried out through the State of the Art in the year 2017. The objective was to analyze the theoretical productions developed at the Federal University of Pará on the Student Assistance Policy to identify which aspects have been privileged on the PNAES in this context. The theoretical productions were searched from April to October 2017 on the Scielo, Google Academic, Capes Bank of Theses, UFPA Virtual Library Database and UFPA Physical Library Database, Campus Altamira, by means of the descriptors "Program of Student Assistance in UFPA", "PNAES in UFPA" and "Permanency Program in UFPA". The criterion for inclusion in the analytical corpus was to investigate the PNAES and to have been published in the period from 2007 to 2017. Sixty-one productions were identified, of which 11 were composed of the analytical corpus. It was identified that the theoretical productions on the PNAES in the UFPA are incipient. In general, in the studies, discussions are proposed on aspects related to the need to implement actions related to student assistance in order to contribute to the student's permanence in higher education, and point out limitations and weaknesses in relation to the implementation of these policies, mainly in the interior campuses on which did not identify productions that problematized student assistance indicating a gap in this discussion and a field for further research.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Keywords: Políticas Públicas
Ensino Superior
Evasão
Public Politcs
Higher education
Evasion
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
Appears in Collections:Faculdade de Educação - FAED/CALTA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_AssistenciaEstudantilUfpa.pdf830,48 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons