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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Consequências da construção da Transamazônica na educação escolar em Altamira-PA (1968-1974)
metadata.dc.creator: RIBEIRO, Elica Né de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: SOUZA, Cesar Augusto Martins de
Issue Date: 16-Jul-2018
Citation: RIBEIRO, Elica Né de Oliveira. Consequências da construção da Transamazônica na educação escolar em Altamira-PA (1968-1974). Orientador: César Augusto Martins de Souza. 2018. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2018. Disponível em:https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3645. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este artigo tem como objetivo discorrer sobre as consequências com a construção da Rodovia Transamazônica, uma das maiores obras da ditadura militar, na educação escolar no município de Altamira. Busca-se assim, problematizar as decorrências causadas com abertura da Transamazônica no âmbito educacional e identificar os investimentos realizados por esse projeto de integração que foi o responsável pelo rápido aumento do índice populacional no município. A partir da análise de entrevistas e relatos de memórias, bem como dos documentos cedidos pelas escolas, foi possível compreender a realidade da educação escolar em Altamira na década de 1970. A pesquisa foi realizada com a utilização de aporte teóricos relacionados a época pesquisada, revistas e livros que dialogam sobre o regime militar, a educação na época da ditadura e sobre o município de Altamira. Os resultados permitem discutir as mudanças que ocorreram na educação deste município e como se deu esse processo no contexto escolar a partir da implantação deste grande empreendimento.
Abstract: This article aims to discuss the consequences of the construction of the Transamazônica Highway, one of the greatest works of the military dictatorship, in school education in the municipality of Altamira. In this way, we intend to problematize the consequences caused by the opening of Transamazônica in the educational area and to identify the investments made by this integration project that was responsible for the rapid increase of the population index in the municipality. From the analysis of interviews and reports of memories, as well as the documents provided by the schools, it was possible to understand the reality of school education in Altamira in the 1970s. The research was carried out using theoretical contributions related to the studied period, magazines and books that talk about the military regime, education during the dictatorship and about the municipality of Altamira. The results allow us to discuss the changes that occurred in the education of this municipality and how this process occurred in the school context from the implantation of this great enterprise
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
Keywords: Transamazônica
Relatos Orais
Educação Escolar
Oral reports
Transamazonica
Schooling
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
Appears in Collections:Faculdade de Educação - FAED/CALTA

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