Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3643
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo
Title: A Educação básica nas escolas das áreas costeiras de Bragança e o ecossistema de manguezal: análise investigativa do planejamento escolar, desenho curricular e saberes ecológicos locais
metadata.dc.creator: SILVA, Iris Nayara da Silva e
metadata.dc.contributor.advisor1: OLIVEIRA, Francisco Pereira de
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1327-8362
Issue Date: 6-Sep-2019
Citation: SILVA, Iris Nayara da Silva e. A Educação básica nas escolas das áreas costeiras de Bragança e o ecossistema de manguezal: análise investigativa do planejamento escolar, desenho curricular e saberes ecológicos locais. Orientador: Francisco Pereira de Oliveira. 2019. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3643. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho teve como objetivo investigar a relação entre os recursos ambientais dos manguezais e a educação básica das escolas públicas situadas em áreas costeiras do município de Bragança. Envolveu as comunidades Bonifácio, Castelo, Acarajó, América, Bacuriteua, Taperaçu-Campo, Taperaçu-Porto e Tamatateua (n=8). Nesse sentido, o projeto tem como procedimento metodológico a pesquisa de campo com a aplicação de entrevistas por meio de um questionário para a gestão (n=6), coordenação pedagógica (n=8) e docentes (n=33) das escolas públicas de educação, situadas nas comunidades estuarino-costeiras. Adicionalmente, ocorreu estudo documental dos projetos político-pedagógicos do desenho curricular, do planejamento escolar, dos projetos educativos e das práticas pedagógicas desenvolvidas pelas escolas. O processo de análise ocorreu por meio de tabulação dos dados e análises quantitativa e qualitativa. Foram identificados diante os procedimentos metodológicos três tipos resultados, intitulados “projetos e trabalhos”, "meio ambiente”, e "indiretamente" que demostram como as escolas se organizam nessa relação curricular e saberes ecológicos locais dessas comunidades, a proposta educacional está pautada em Paulo Freire e tem como finalidade considerar os conhecimentos dos educandos e das comunidades locais.
Abstract: The present work aimed to investigate the relationship between mangrove environmental resources and the basic education of public schools located in coastal areas of Bragança. It involved the communities Bonifácio, Castelo, Acarajó, América, Bacuriteua, Taperaçu-Campo, Taperaçu-Porto and Tamatateua (n = 8). In this sense, the project has as methodological procedure the field research with the application of interviews through a questionnaire for the management (n = 6), pedagogical coordination (n = 8) and teachers (n = 33) of the public schools of. located in the estuarine-coastal communities. Additionally, there was a documentary study of the political-pedagogical projects of curriculum design, school planning, educational projects and pedagogical practices developed by schools. The analysis process occurred through data tabulation and quantitative and qualitative analysis. The methodological procedures identified three types of results, entitled "projects and works", "environment", and "indirectly" that demonstrate how schools are organized in this curriculum relationship and local ecological knowledge of these communities, the educational proposal is based on Paulo Freire and aims to consider the knowledge of learners and local communities.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Ecossistema manguezal
Escola
Desenho curricular
Mangrove ecosystem
School
Curriculum design
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Educação - FACED/CBRAG

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_EducacaoBasicaEscolas.pdf1,17 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons