Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3642
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Impactos da formação inicial do curso de pedagogia PARFOR nas práticas curriculares de docentes da educação infantil
metadata.dc.creator: BEZERRA, Hévila dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues
Issue Date: 23-Aug-2019
Citation: BEZERRA, Hévila dos Santos. Impactos da formação inicial do curso de pedagogia PARFOR nas práticas curriculares de docentes da educação infantil. Orientadora: Maria Gorete Rodrigues Cardoso. 2019. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3642. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho traz resultados da pesquisa Impactos da formação inicial no curso de Pedagogia PARFOR nas práticas curriculares de docentes da educação Infantil. O objetivo é analisar se as práticas curriculares dos docentes em exercício na Educação Infantil estão passando por alterações significativas em razão da formação inicial recebida, em nível superior. Os dados foram coletados por meio de memoriais de formação e profissionalização docentes elaborados pelos participantes durante o componente curricular da disciplina Didática e Formação Docente, aplicação de questionário semiaberto, constituído dos eixos perfil profissional, prática curricular anterior ao ingresso no curso e percepção das mudanças ocorridas, e entrevistas semiestruturas. Os resultados apontam que uma das mudanças mais evidentes nas práticas pedagógicas dos professores participantes da pesquisa, com base na percepção dos mesmos, foi com relação à metodologia de ensino, tendo em vista que esta constava como uma das principais dificuldades enfrentadas no planejamento pedagógico antes do ingresso no curso. Outra alteração percebida foi com relação ao conhecimento das teorias educacionais que os docentes não tinham entendimento, enquanto contavam apenas com a formação de magistério em nível médio, o que nos permite considerar que esta formação se seu deu de forma precária. As permanências prevaleceram com relação ao método de avaliação através de pareceres, as organizações das turmas permanecem entre divisão de grupos ou individual de acordo com a proposta de cada atividade, e as sequências didáticas e projetos continuam sendo a principal forma de organização de conteúdos de ensino.
Abstract: The present work brings results of the research Impacts of the initial formation of the PARFOR Pedagogy course on the curricular practices of preschool teachers. The objective is to analyze if the curricular practices of the teachers in exercise in Childhood Education are undergoing significant alterations due to the initial formation received, in higher level. The data were collected through training memorial and teacher professionalization elaborated by the participants during the curricular component of the course Didactics and Teacher Training course project, application of a semi-open questionnaire, consisting of the professional profile axes, curricular practice prior to enrollment in the course and perception of changes, and semi-structure interviews. The results point out that one of the most evident changes in the pedagogical practices of the teachers participating, based on their perception, in the research was with regard to teaching methodology, considering that this was one of the main difficulties faced in the pedagogical planning before entering the course. Another perceived change was regarding to the knowledge of the educational theories that the teachers had no understanding, whereas they only counted on the formation of teaching in the middle level, which allows us to consider that this formation was its precarious form. The permanencies prevailed with regard to the evaluation method through opinions, the organizations of the groups remain between division of groups or individual according to the proposal of each activity, and the didactic sequences and projects continue being the main form of organization of contents of teaching.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Keywords: Práticas curriculares
Formação inicial
PARFOR
Curricular practices
Initial formation
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Educação - FACED/CBRAG

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ImpactoFormacaoInicial.pdf541,43 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons