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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O Transtorno mental na educação inclusiva: uma experiência com a esquizofrenia na Educação de Jovens e Adultos em Bragança-PA
metadata.dc.creator: SILVA, Hanna Rodrigues da
metadata.dc.contributor.advisor1: CASTRO, Ana Claudia Ribeiro de
Issue Date: 30-Aug-2019
Citation: SILVA, Hanna Rodrigues da. O Transtorno mental na educação inclusiva: uma experiência com a esquizofrenia na Educação de Jovens e Adultos em Bragança-PA. Orientadora: Ana Claudia Ribeiro de Castro. 2019. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3641. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O direito à educação de pessoas com deficiência tem concedido diálogos em diferentes âmbitos. Neste sentido, o presente trabalho aborda como objetivo geral uma análise sobre a educação de pessoas com transtorno do espectro da esquizofrenia, enquanto relato de experiência resultante do subprojeto PIBID, realizado em uma turma de 1º etapa da EJA, numa escola municipal na cidade de Bragança – Pa. O texto discorre situando a esquizofrenia no cenário educacional bragantino apresentando um levantamento documental do Centro de Referência em Atendimento Terapêutico e Educacional Especializado - Moendy Akã, partindo para as argumentações da/para inclusão da esquizofrenia mediante a gestão democrática, a interdisciplinaridade da atuação docente, a intervenção matemática e o papel da família. Considerando assim, que a experiência na EJA frente ao TEE conduziu a um novo olhar ao processo da aprendizagem significativa para este sujeito, nesse sentido, obteve-se como necessidade a alteração das práticas pedagógicas que proporcionou à aluna a assimilação do conteúdo e consequentemente, a sua participação diante da atividade proposta.
Abstract: The right to education for people with disabilities has provided dialogues in different fields. In this sense, the present work addresses as an overall objective an analysis on the education of people with schizophrenia spectrum disorder, as an experience report resulting from the PIBID subproject, carried out in a 1st stage EJA class, in a municipal school in the city of Bragança - Pa. The text discusses situating schizophrenia in the Bragantine educational scenario presenting a documentary survey of the Reference Center in Specialized Therapeutic and Educational Care - Moendy Akã, starting with the arguments of / for the inclusion of schizophrenia through democratic management, the interdisciplinarity of performance teacher, mathematical intervention and the role of the family. Considering, therefore, that the experience in the EJA in relation to the TEE led to a new look at the meaningful learning process for this subject, in this sense, it was necessary to change the pedagogical practices that allowed the student to assimilate the content and, consequently, the their participation in the proposed activity.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Keywords: Esquizofrenia
Educação Inclusiva
EJA
Schizophrenia
Inclusive education
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Educação - FACED/CBRAG

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