Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3634
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Imagens, sentidos e TDAH: representações sociais dos professores acerca da inclusão de alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade na Amazônia Bragantina
metadata.dc.creator: RIBEIRO, Carla Talita Alves
metadata.dc.contributor.advisor1: NEVES, Joana d’Arc Vasconcelos
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3110-3649
Issue Date: 21-Aug-2019
Citation: RIBEIRO, Carla Talita Alves. Imagens, sentidos e TDAH: representações sociais dos professores acerca da inclusão de alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade na Amazônia Bragantina. Orientadora: Joana d’Arc Vasconcelos Neves. 2019. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3634. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar as representações sociais dos professores da região dos caetés sobre o aluno com TDAH e as implicações na prática de ensino na Região Amazônica. Como suporte teórico-metodológico, adotamos a Teoria das Representações Sociais a partir tridimensionalidade de Moscovici: conceito, imagens e atitudes para construção de um campo representacional, no qual cada dimensão se configurou como estrutura condutora e campo de análise, onde se destacou as objetivações e ancoragens constituidoras dessa representação. Participaram do estudo 05 professoras que atuam no Ensino Fundamental da cidade de Bragança-PA. A problemática investigada e quais são os processos constituidores das representações sociais dos professores sobre a pratica de ensino para os alunos com TDAH? Para a realização do estudo, foram utilizados os seguintes instrumentos: a) Questionário sociodemográfico; b) Teste de Associação Livre de Palavras (TALP); e c) Roteiro de Entrevista Semiestruturada. A pesquisa é de natureza qualitativa e descritiva. Os resultados nos mostram que as professoras são peças fundamentais nesse processo de inclusão, desde o ensino aprendizagem dos alunos, para superar as dificuldades encontradas através do transtorno, á buscar de estratégias, onde as docentes são as mediadoras do conhecimento, buscando sempre inovação e empenho ao elaborar suas aulas. Chegamos à conclusão de que os professores precisam conhecer o aluno com TDAH, e não apenas o transtorno e por meio de intervenções pedagógicas, ajuda esses discentes a superar as dificuldades, potencializando as suas habilidades.
Abstract: The present study aims to analyze the social representations of the professors of the Caetés region about the student with ADHD and the implications in teaching practice in the Amazon region. As theoretical-methodological support, we adopted the theory of social representations from the tridimensionality of Moscovici: concept, images and attitudes for the construction of a representational field, in which each dimension was configured as a structure Conducting and field of analysis, where the objections and anchorages constituting this representation were highlighted. The study included 05 teachers who work in the elementary school of the city of Bragança-PA. The problem investigated and what are the processes that constitute the social representations of teachers about the practice of teaching for students with ADHD? For the study, the following instruments were used: a) socio-demographic questionnaire; b) Free Word association (TALP) test; and c) Semi-structured interview script. The research is of a qualitative and descriptive nature. The results show that the teachers are fundamental pieces in this process of inclusion, from the teaching learning of students, to overcome the difficulties encountered through the disorder, to search for strategies, where the professors are the mediators of the Knowledge, always seeking innovation and commitment to develop their classes. We have come to the conclusion that teachers need to know the student with ADHD, and not only the disorder and through pedagogical interventions, help these students to overcome the difficulties, potentializing their abilities
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Keywords: Representações sociais
TDAH
Práticas de ensino
Social representations
ADHD
Teaching Practice
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Educação - FACED/CBRAG

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ImagensSentidosTDAH.pdf1,29 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons