Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3633
Compartilhar:
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SANTOS, Raquel Amorim dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3387666784015912pt_BR
dc.creatorCORRÊA, Antonio Matheus do Rosário-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1887266348453061pt_BR
dc.date.accessioned2021-11-03T13:39:50Z-
dc.date.available2021-11-03T13:39:50Z-
dc.date.issued2019-08-02-
dc.identifier.citationCORRÊA, Antonio Matheus do Rosário. Representações sociais de crianças negras sobre a cor no contexto escolar em Bragança-Pa. Orientadora: Raquel Amorim dos Santos. 2019. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3633. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttps://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3633-
dc.description.abstractThis study analyzes the social representations of black children about color in the school context. The research is a qualitative approach, applying field research through participant observation (field diary) and focus group interview, which used the dynamics of the dolls, storytelling and projective technique, with 17 children from a school from Bragança-PA. Data analysis was performed using the Theory of Social Representations based on Moscovici (1978) and Bakhtin's discursive dialogism (2011). The theoretical framework is based on Silva (2007), Gomes (2005), Ianni (2004), Santos (2009), among others, to deal with race relations; Feitosa (2012), Gomes and Araújo (2014), Del Priore (2012, 2015), for the discussion about black children in Brazil. The results reveal the presence of racial stigmas and stereotypes in the social representations of children, as well as racism in daily school life. The children seek to assign representations by self-categorization and of skin color graduation, that is the social sense in own social groups. The conclusion in this work is the social representations about color in the school context significantly influence children's attitudes and discourses, causing reproduction of racist practices and recognition of belonging to racial groups.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo analisa as representações sociais de crianças negras sobre a cor no contexto escolar. A pesquisa é de abordagem qualitativa, com aplicação da pesquisa de campo por meio de observação participante (diário de campo) e entrevista com grupo focal, em que foram utilizadas a dinâmica das bonecas, contação de história e a técnica projetiva, com 17 crianças de uma escola de Bragança-PA. A análise dos dados foi realizada por meio da Teoria das Representações Sociais com base em Moscovici (1978) e no dialogismo discursivo de Bakhtin (2011). O referencial teórico se baseia em Silva (2007), Gomes (2005), Ianni (2004), Santos (2009), dentre outros, para trato das relações raciais; Feitosa (2012), Gomes e Araújo (2014), Del Priore (2012, 2015), para a discussão sobre crianças negras no Brasil. Os resultados revelam a presença de estigmas e estereótipos raciais nas representações sociais das crianças, assim como racismo no cotidiano escolar. As crianças buscam atribuir representações por autocategorização racial e gradações de cor de pele, que se apresentam nos saberes do senso comum dos grupos sociais que integram na escola. Conclui-se que as representações sociais sobre a cor no contexto escolar influenciam significativamente em atitudes e discursos das crianças, ocasionando reprodução de práticas racistas e reconhecimento de pertença a grupos raciais.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Vivyanne Neves (vivyanne@ufpa.br) on 2021-11-03T13:39:10Z No. of bitstreams: 5 TCC_RepresentacoesSociaisCriancas.PDF: 1962730 bytes, checksum: 8a1a8494f23735aff9f5fa09eb33204c (MD5) license_url: 49 bytes, checksum: 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f (MD5) license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license.txt: 1888 bytes, checksum: a5941ec8706613249c32e6c71b54bdf1 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Vivyanne Neves (vivyanne@ufpa.br) on 2021-11-03T13:39:50Z (GMT) No. of bitstreams: 5 TCC_RepresentacoesSociaisCriancas.PDF: 1962730 bytes, checksum: 8a1a8494f23735aff9f5fa09eb33204c (MD5) license_url: 49 bytes, checksum: 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f (MD5) license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license.txt: 1888 bytes, checksum: a5941ec8706613249c32e6c71b54bdf1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-03T13:39:50Z (GMT). No. of bitstreams: 5 TCC_RepresentacoesSociaisCriancas.PDF: 1962730 bytes, checksum: 8a1a8494f23735aff9f5fa09eb33204c (MD5) license_url: 49 bytes, checksum: 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f (MD5) license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license.txt: 1888 bytes, checksum: a5941ec8706613249c32e6c71b54bdf1 (MD5) Previous issue date: 2019-08-02en
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectCrianças negraspt_BR
dc.subjectCor da pelept_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectBlack childrenpt_BR
dc.subjectSkin colorpt_BR
dc.subjectSocial representationspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleRepresentações sociais de crianças negras sobre a cor no contexto escolar em Bragança-Papt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopt_BR
dc.creator.ORCIDhttp://orcid.org/0000-0002-3503-963Xpt_BR
Appears in Collections:Faculdade de Educação - FACED/CBRAG

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_RepresentacoesSociaisCriancas.PDF1,92 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons