Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3630
Compartilhar:
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1KETTLE, Wesley Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9421187953739248pt_BR
dc.creatorCORDOVIL, Wendell Presley Machado-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5358878159534108pt_BR
dc.date.accessioned2021-11-01T22:28:55Z-
dc.date.available2021-11-01T22:28:55Z-
dc.date.issued2021-10-30-
dc.identifier.citationCORDOVIL, Wendell Presley Machado. “Uma questão mesmo de sobrevivência”: Professores de Ananindeua (PA) e a Educação Ambiental nas aulas de História. 2021. Orientador: Wesley Oliveira Kettle. 171 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3630. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttps://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3630-
dc.description.abstractThis work presents the analysis of interviews with a semi structured questionnaire carried out with History teachers in the city of Ananindeua (PA Brazil). Here, it seeks to understand the perception of these 14 teachers about the relationship between Environmental Education (EE) and History Teaching. For that, it is concerned with analyzing the representations of the interview ed teachers about important concepts for EE: Nature, Environment and the very concept of Environmental Education. Furthermore, it is intended to observe how these teachers perceive the relationship of environmental issues with historic al processes and hist ory classes . The results point to plural representations of the concepts of Environmental Education and Nature, in many moments being comparable to the categories of conceptions presented in bibliographies, but in others being nec essary to build new catego ries. Even with most teachers pointing out the importance of Nature for the historical processes and of Environmental Education for the Teaching of History, they point out difficulties for the insertion of the environmental discussion in their History clas ses.en
dc.description.resumoEste trabalho apresenta a análise de entrevistas com questionários semiestruturados realizadas com professores de História do município de Ananindeua (PA Brasil). Busca compreender as percepções desses docentes sobre a relação da Educação Ambiental (EA) com o Ensino de História. Para isso se preocupa em analisar as representações dos 14 professores entrevistados sobre conceitos importantes para a EA: Natureza, Meio Ambiente e o próprio conceito de Educação Ambiental. Além disso, pretende se observar como esses docentes percebem a relação dos temas ambientais com os processos históricos e as aulas de História. Os resultados apontam para representações plurais sobre os conceitos de Educação Ambiental e Natureza, em muitos momentos sendo comparáveis com categorias de concepções apresentadas em bibliografias da área, mas em outros sendo necessária a construção de novas categorias. Mesmo com a maioria dos professores indicando a importância da Natureza para os processos históricos e da Educação Ambiental para o Ensino de História, indicam dificuldades para a inserção da discussão ambiental em suas aulas de História.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Erik Pires (erikpires@ufpa.br) on 2021-11-01T22:28:46Z No. of bitstreams: 5 TCC_QuestaoMesmoSobrevivencia.pdf: 3185121 bytes, checksum: d7c1168ebaa7dc614166821befc21c4a (MD5) license_url: 49 bytes, checksum: 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f (MD5) license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license.txt: 1888 bytes, checksum: a5941ec8706613249c32e6c71b54bdf1 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Erik Pires (erikpires@ufpa.br) on 2021-11-01T22:28:55Z (GMT) No. of bitstreams: 5 TCC_QuestaoMesmoSobrevivencia.pdf: 3185121 bytes, checksum: d7c1168ebaa7dc614166821befc21c4a (MD5) license_url: 49 bytes, checksum: 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f (MD5) license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license.txt: 1888 bytes, checksum: a5941ec8706613249c32e6c71b54bdf1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-01T22:28:55Z (GMT). No. of bitstreams: 5 TCC_QuestaoMesmoSobrevivencia.pdf: 3185121 bytes, checksum: d7c1168ebaa7dc614166821befc21c4a (MD5) license_url: 49 bytes, checksum: 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f (MD5) license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license.txt: 1888 bytes, checksum: a5941ec8706613249c32e6c71b54bdf1 (MD5) Previous issue date: 2021-10-30en
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourceDisponível na internet via Sagittapt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectNaturezapt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectEnvironmental educationen
dc.subjectHistory teachingen
dc.subjectTeachersen
dc.subjectNatureen
dc.subjectEnvironmenten
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASILpt_BR
dc.title“Uma questão mesmo de sobrevivência”: Professores de Ananindeua (PA) e a Educação Ambiental nas aulas de Históriapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopt_BR
dc.audience.educationlevelSOBRENOME, Nome. Título: subtítulo. Orientador ou Orientadora: ANO DE PUBLICAÇÃO. XX f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, ANO DE DEFESA. Disponível em: . Acesso em: .pt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/ 0000-0002-5824-5700pt_BR
Appears in Collections:Curso de História - CANAN

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_QuestaoMesmoSobrevivencia.pdf3,11 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons