Please use this identifier to cite or link to this item:
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3630
Compartilhar:
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Issue Date: | 30-Oct-2021 |
Title: | “Uma questão mesmo de sobrevivência”: Professores de Ananindeua (PA) e a Educação Ambiental nas aulas de História |
Creator: | CORDOVIL, Wendell Presley Machado![]() |
First advisor: | KETTLE, Wesley Oliveira![]() |
Citation: | CORDOVIL, Wendell Presley Machado. “Uma questão mesmo de sobrevivência”: Professores de Ananindeua (PA) e a Educação Ambiental nas aulas de História. 2021. Orientador: Wesley Oliveira Kettle. 171 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3630. Acesso em:. |
Resumo: | Este trabalho apresenta a análise de entrevistas com questionários semiestruturados realizadas com professores de História do município de Ananindeua (PA Brasil). Busca compreender as percepções desses docentes sobre a relação da Educação Ambiental (EA) com o Ensino de História. Para isso se preocupa em analisar as representações dos 14 professores entrevistados sobre conceitos importantes para a EA: Natureza, Meio Ambiente e o próprio conceito de Educação Ambiental. Além disso, pretende se observar como esses docentes percebem a relação dos temas ambientais com os processos históricos e as aulas de História. Os resultados apontam para representações plurais sobre os conceitos de Educação Ambiental e Natureza, em muitos momentos sendo comparáveis com categorias de concepções apresentadas em bibliografias da área, mas em outros sendo necessária a construção de novas categorias. Mesmo com a maioria dos professores indicando a importância da Natureza para os processos históricos e da Educação Ambiental para o Ensino de História, indicam dificuldades para a inserção da discussão ambiental em suas aulas de História. |
Abstract: | This work presents the analysis of interviews with a semi structured questionnaire carried out with History teachers in the city of Ananindeua (PA Brazil). Here, it seeks to understand the perception of these 14 teachers about the relationship between Environmental Education (EE) and History Teaching. For that, it is concerned with analyzing the representations of the interview ed teachers about important concepts for EE: Nature, Environment and the very concept of Environmental Education. Furthermore, it is intended to observe how these teachers perceive the relationship of environmental issues with historic al processes and hist ory classes . The results point to plural representations of the concepts of Environmental Education and Nature, in many moments being comparable to the categories of conceptions presented in bibliographies, but in others being nec essary to build new catego ries. Even with most teachers pointing out the importance of Nature for the historical processes and of Environmental Education for the Teaching of History, they point out difficulties for the insertion of the environmental discussion in their History clas ses. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL |
Keywords: | Educação ambiental Ensino de História Professores Natureza Meio ambiente Environmental education History teaching Teachers Nature Environment |
Type of access: | Acesso Aberto |
Source: | Disponível na internet via Sagitta |
Appears in Collections: | Curso de História - CANAN |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_QuestaoMesmoSobrevivencia.pdf | 3,11 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License