Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3624
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O conto: um olhar sobre a leitura literária na escola E. E. F. M. Benvinda de Araújo Pontes
metadata.dc.creator: CARDOSO, Elianey de Jesus Pena
metadata.dc.contributor.advisor1: PANTOJA, Carlos Augusto Nascimento Sarmento
Issue Date: 11-Feb-2019
Citation: CARDOSO, Elianey de Jesus Pena. O conto: um olhar sobre a leitura literária na escola E. E. F. M. Benvinda de Araújo Pontes. Orientador: Carlos Augusto Nascimento Sarmento. 2019. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Plano de Ações Articuladas Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3624. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O tema: O CONTO: Um olhar sobre a leitura literária na Escola E. E. F. M. Benvinda de Araújo Pontes, foi escolhido a partir das inquietações e observações quanto a importância da prática da leitura literária, no 9º ano do ensino fundamental na referida instituição, durante o turno da tarde onde pude perceber que a leitura literatura é pouco valorizada. A partir desse fato propõe-se este trabalho, que objetiva analisar como os professores do 9º ano do ensino fundamental trabalham a leitura literária em suas aulas, buscando contribuir na formação leitora dos educandos. Este estudo baseia-se em uma pesquisa de cunho bibliográfico e de campo seguindo uma abordagem qualitativa que utilizou como instrumento de pesquisa de entrevistas que seguiram o modelo semiestruturado aplicadas a professora da turma e 10 alunos da turma investigada, bem como das técnicas de interpretação dos dados onde se utilizou como instrumento da análise de conteúdo e documental. O referencial teórico do trabalho é composto por Freire (1981), Koch e Travaglia (2009), Koch e Elias (2011), Lajolo (1993), entre outros autores. Os resultados da pesquisa demostram que as diretrizes da prática pedagógica destinada a leitura literária no ensino fundamental ainda são poucos valorizadas e aprofundadas nos ambientes educacionais. Sendo que os principais achados desta investigação apontam que a prática de leitura literária contribui significativamente para a formação leitora, uma vez que proporciona aos educandos uma grande diversidade de contos e histórias que atraem a atenção dos leitores.
Abstract: The theme: THE CONTO: A look at the literary reading in the EEFM School Benvinda de Araújo Pontes, was chosen from the restlessness and observations about the importance of the practice of literary reading, in the 9th year of elementary school in said institution, during the shift of the afternoon where I could realize that reading literature is little valued. From this fact it is proposed this work, which aims to analyze how the teachers of the 9th year of primary education work the literary reading in their classes, seeking to contribute in the reading instruction of the students. This study is based on a bibliographical and field research followed a qualitative approach that used as a research instrument of interviews that followed the semistructured model applied to the class teacher and 10 students of the class investigated, as well as the techniques of interpretation of the where it was used as an instrument of content and document analysis. The theoretical reference of the work is composed by Freire (1981), Koch and Travaglia (2009), Koch and Elias (2011), Lajolo (1993), among other authors. The results of the research show that the guidelines of pedagogical practice aimed at literary reading in elementary education are still few valued and deepened in educational environments. The main findings of this research point out that the practice of literary reading contributes significantly to the reading formation, since it provides learners with a great diversity of stories and stories that attract the attention of the readers.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Keywords: Conto
Leitura
Literatura
Tale
Reading
Literature
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Língua Portuguesa - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ContoOlharLeitura.pdf376,17 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons