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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Análise de cenários que influenciam na relação custo/benefício no projeto geométrico de uma curva horizontal com transição
Other Titles: Analysis of scenarios that influence the cost/benefit ratio in the geometric design of a horizontal curve with transition
metadata.dc.creator: PINHEIRO, Martônio Ribeiro
metadata.dc.contributor.advisor1: AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo
Issue Date: 5-Oct-2021
Citation: PINHEIRO, Martônio Pinheiro. Análise de cenários que influenciam na relação custo/benefício no projeto geométrico de uma curva horizontal com transição. Orientador: Marcelo Figueiredo Massulo Aguiar. 2021. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Faculdade de Engenharia Civil, Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3619. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O projeto geométrico de rodovias visa garantir a construção de vias com segurança, conforto e esteticamente agradável. Porém, é necessário verificar os custos e benefícios oriundos de cada decisão do projetista. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é investigar os diferentes cenários de dimensionamento de uma curva horizontal com transição, levando em consideração o cenário que melhor atenda a relação custo-benefício. Para tanto, foram realizadas análises de 8 diferentes cenários, gerados a partir da variação de comprimento de transição, superelevação e raio em dois níveis. A redução no tempo de percurso da via foi assumida como sendo o benefício e o volume total de terraplenagem foi assumido como sendo o custo. A análise realizada concluiu que o cenário 3 (R = 210m | e = 8% | Ls = 60m), por apresentar menor percentual de aumento no custo de terraplenagem igual a 0,052% obteve a melhor relação custo/benefício comparado com o cenário de referência (R = 210 m| e = 4% | Ls = 60m). Conclui-se que a análise de diversos cenários de dimensionamento de curvas horizontais em projetos geométricos é de suma importância, pois cada escolha do projetista para os parâmetros raio, superelevação e comprimento da curva de transição resulta em diferentes condições técnicas e de custo de construção da rodovia.
Abstract: The geometric design of highways aims to ensure the construction of roads safely, comfortably and aesthetically pleasing. However, it is necessary to verify the costs and benefits arising from each designer's decision. Therefore, the objective of this work is to investigate the different sizing scenarios of a horizontal curve with transition, taking into account the scenario that best meets the cost-benefit ratio. Therefore, analyzes of 8 different scenarios were performed, generated from the variation of transition length, superelevation and radius at two levels. The reduction in track travel time was assumed to be the benefit and the total volume of earthworks was assumed to be the cost. The analysis carried out concluded that scenario 3 (R = 210m | e = 8% | Ls = 60m), for presenting a lower percentage of increase in the earthwork cost equal to 0.052%, obtained the best cost/benefit ratio compared to the reference scenario (R = 210 m | e = 4% | Ls = 60 m). It is concluded that the analysis of different scenarios for dimensioning horizontal curves in geometric projects is of paramount importance, as each choice of the designer for the parameters radius, superelevation and length of the transition curve results in different technical conditions and construction cost of the highway.
metadata.dc.subject.cnpq: ENGENHARIA
Keywords: Projeto Geométrico de rodovias
Curva Horizontal com Transição
Scenario analysis
Análise de cenários
Geometric design of highways
Horizontal Curve with Transition
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível na internet via correio eletrônico: bibliotecaitec@ufpa.br
Appears in Collections:Faculdade de Engenharia Civil - FEC/ITEC

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