Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3618
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Educação de Jovens e Adultos: as facetas da evasão na EJA 1ª e 2ª etapa da EMEF “Castelinho do Pequeno Príncipe, do Bairro Vila Nova, no município de Novo Repartimento/PA
metadata.dc.creator: HORA, Adilson da Silva da
metadata.dc.contributor.advisor1: OLIVO, Gerson Dias
Issue Date: 13-Mar-2018
Citation: HORA, Adilson da Silva da. Educação de Jovens e Adultos: as facetas da evasão na EJA 1ª e 2ª etapa da EMEF “Castelinho do Pequeno Príncipe, do Bairro Vila Nova, no município de Novo Repartimento/PA. Orientador: Gerson Dias Olivo. 2018. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Pará, Novo Repartimento, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3618. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo que está subordinado ao tema ―Educação de Jovens e Adultos: as facetas da evasão na EJA 1ª E 2ª etapa da EMEF Castelinho do Pequeno Príncipe, do bairro Vila Nova, no município de Novo Repartimento/PA‖ tem como objetivo principal, investigar os principais fatores que levam ao alto índice de evasão na Educação de jovens e Adultos da escola acima supracitada. Sendo assim, para alcançar tal objetivo, realizou-se, primeiramente, uma pesquisa bibliográfica através de material já elaborado, constituído de livros, artigos científicos, resoluções, legislações pertinentes e publicações, com o intuito de obter informações concretas sobre a temática apresentada. Logo em seguida, foi realizada uma pesquisa de campo, cujos sujeitos participantes foram 20 (vinte) alunos da EJA – 1ª E 2ª etapa, 2 (dois) professores dessa modalidade de ensino e a diretora da escola. Para a coleta dos dados, utilizou-se um questionário constituído de 10 (dez) perguntas fechadas, que foi aplicados aos alunos, como também, por meio de 2 (duas) entrevistas com perguntas abertas, sendo que uma foi constituída de 5(cinco) questões, aplicada aos professores, e a outra constituída de 4 (quatro) questões, direcionadas à diretora do campo da pesquisa. Os resultados mostraram que são muitos os fatores que têm contribuído diretamente para ao alto índice de evasão escolar de alunos da EJA, da escola ―Castelinho do Pequeno Príncipe‖, dentre os quais, destacam-se a necessidade de grande parte dos alunos terem que trabalhar e não ter tempo para estudar, as dificuldades de aprendizagem, a falta de políticas públicas para essa modalidade de ensino, a falta de professores com formação específica para trabalharem com Jovens e Adultos, a falta de projetos que poderiam ser elaborados e executados pela escola, visando aumentar o interesse e, consequentemente, a participação efetiva dos alunos, desde o começo até o fim do ano letivo.
Abstract: This study that is subject to the theme "Education of young and adult: the facets of evasion in the EJA 1st and 2nd stage of the EMEF Castelinho of the small Prince, of the Vila Nova district, in the municipality of New Reparting/PA" has as main objective, investigate the main Factors that lead to the high rate of evasion in the education of young people and adults of the aforementioned school. Thus, in order to achieve this objective, a bibliographical research was carried out through the material already elaborated, consisting of books, scientific articles, resolutions, relevant legislation and publications, with the aim of obtaining Concrete information on the thematic presented. After that, a field survey was carried out, whose subjects were 20 (twenty) students of EJA – 1st and 2nd stage, 2 (two) teachers of this teaching modality and the principal of the school. For the collection of data, a questionnaire consisted of 10 (ten) closed questions, which was applied to students, as well as, through 2 (two) interviews with open questions, one was made up of 5 (five) questions, applied to Teachers, and the other constituted of four (four) questions, directed to the Director of the field of research. The results showed that there are many factors that have contributed directly to the high rate of school dropouts of EJA, from the "Castelinho of the Little Prince" School, among which, the need for most students to have to Work and not have time to study, learning difficulties, lack of public policies for this modality of education, the lack of teachers with specific training to work with young people and adults, the lack of projects that could be Developed and executed by the school, aiming to increase the interest and, consequently, the effective participation of the students, from the beginning to the end of the school year.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Educação de jovens e adultos
Evasão escolar
Motivação
Youth and adult education
School dropouts
Motivation
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
Appears in Collections:Faculdade de Educação - FAED/CALTA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_MemorialAcademicoInterprete.pdf408,88 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons