Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3616
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Avaliação das características químicas, mecânicas e metalográficas do defeito de canoamento em solda por centelhamento de trilhos ferroviários
metadata.dc.creator: ANDRADE, Carlos Cícero Reis
metadata.dc.contributor.advisor1: COSTA, Deibson Silva da
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/ 0000-0002-5421-5256
metadata.dc.contributor.advisor-co1: DANIEL, Brenda Thayssa Figueira
Issue Date: 28-Sep-2021
Citation: ANDRADE, Carlos Cícero Reis. Avaliação das características químicas, mecânicas e metalográficas do defeito de canoamento em solda por centelhamento de trilhos ferroviários. Orientador: Deibson Silva da Costa. 2021. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Materiais) – Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3616. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O modal ferroviário desempenha um papel importante na economia, contribuindo principalmente para o transporte de cargas. Os trilhos ferroviários estão sujeitos a defeitos desde a fabricação até os defeitos originados em serviço. A prevenção de falhas nos trilhos é um dos principais objetivos para manter a segurança da via permanente. Neste trabalho, foi analisado um trilho ferroviário que apresentou o defeito de canoamento na região do boleto, localizado em uma junta soldada por centelhamento. Portanto, o objetivo deste trabalho foi avaliar o defeito do tipo canoamento decorrente da solda por centelhamento identificado nos trilhos ferroviários. O trilho classificado como TR-68 foi submetido a caracterizações químicas, mecânicas e metalográficas. A análise de composição química foi realizada por meio de espectrômetro de emissão óptica, realizou-se a avaliação macro e microestrutural do trilho ferroviário por meio de microscópio estereoscópio e microscópio óptico, respectivamente. Além disso, foram realizados os ensaios de dureza Rockwell e microdureza Vickers. A junta soldada apresentou alterações pouco significativas na dispersão dos elementos de liga, a composição química apresentou-se de acordo com as literaturas. A análise macroestrutural constatou um defeito (trinca) no boleto e a descarbonetação da linha central do cordão de solda, onde ocorreu o defeito de canoamento. Na análise microestrutural constatou-se a morfologia perlítica do material, encontrou-se também cementita proeutetóide na linha central do cordão de solda. Os ensaios de dureza e microdureza revelaram a diminuição acentuada de dureza na zona termicamente afetada (ZTA) e na linha central (LC), onde ocorreu o defeito. O trilho caracterizado não apresentou deformações na microestrutura da superfície do boleto, tratando-se de um trilho novo que possivelmente falhou e foi reprovado na etapa de soldagem em estaleiro e rejeitado para aplicação em serviço.
Abstract: The rail modal plays an important role in the economy, mainly contributing to freight transport. Rail tracks are subject to defects from manufacturing to defects originating in service. The prevention of rail failures is one of the main objectives to keep the railway safe. In this work, a railroad track that presented the canoeingin defect in the rail head region, located in a spark-welded joint. Therefore, the objective of this work was to evaluate the canoeingin defect resulting from the spark welding identified in the railway tracks. The rail classified as TR-68 was subjected to chemical, mechanical and metallographic characterizations. The chemical composition analysis was performed using an optical emission spectrometer, macro and microstructural evaluation of the rail track was carried out using a stereoscope and optical microscope, respectively. In addition, Rockwell hardness and Vickers microhardness tests were performed. The welded joint showed little significant changes in the dispersion of alloy elements, the chemical composition was in agreement with the literature. The macrostructural analysis found a defect (crack) in the rail head and decarburization of the central line of the weld bead, where the canoeing defect occurred. In the microstructural analysis, the pearlitic morphology of the material was found, as well as proeutectoid cementite in the central line of the weld bead. Hardness and microhardness tests revealed a sharp drop in hardness in the heat-affected zone (HAZ) and in the central line (LC), where the defect occurred. The rail characterized did not present deformations in the microstructure of the billet surface, being a new rail that possibly failed and failed the stage of welding in shipyard and rejected for application in service.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA::METALURGIA DE TRANSFORMACAO::SOLDAGEM
Keywords: Propriedades
Transporte
Trilhos ferroviários
Soldagem
Properties
Transport
Railway tracks
Welding
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Engenharia de Materiais - CANAN

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_AvaliacaoCaracteristicasQuimicas.pdf3,64 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons