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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Estratégias de agricultores familiares para garantirem o estudo dos filhos na cidade, Senador José Porfírio, Pará
metadata.dc.creator: SOUSA, Alzenira da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: ROCHA, Carla Giovana Souza
Issue Date: 13-Jun-2019
Citation: SOUSA, Alzenira da Silva. Estratégias de agricultores familiares para garantirem o estudo dos filhos na cidade, Senador José Porfírio, Pará. Orientadora: Carla Giovana Souza Rocha. 2019. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Etnodiversidade, Universidade Federal do Pará, Senador José Porfírio, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3613. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo apresenta uma análise do processo migratório de famílias de três comunidades rurais pertencentes ao município de Senador José Porfírio, estado do Pará, para compreender as estratégias adotadas por esses camponeses para assegurar a educação dos filhos na cidade. O texto aborda as questões que influenciaram a migração, notadamente a não existência do nível de escolaridade para os filhos continuarem os seus estudos, pois a maioria das escolas oferece até o 6º ano do ensino fundamental. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas a sete famílias que mudaram para cidade ou tiveram membros da mesma que migraram para garantia de estudo para os filhos. As mães de duas famílias vieram junto com os filhos para a cidade. Uma veio junto com toda família e quatro delas mandaram seus filhos sozinhos. Seis delas depende da venda de produtos alimentícios produzido na sua propriedade para ajudar nas despesas domésticas, e as mesmas recebem o benefício do bolsa família, e duas tem membros já aposentados. A maioria dos jovens não retornam para o lote, e acabam constituindo suas próprias famílias e ficam na cidade, com dificuldade de emprego e de darem continuidade à educação.
Abstract: This article presents an analysis of the migratory process of families from three rural communities belonging to the municipality of Senador José Porfírio, state of Pará, to understand the strategies adopted by these peasants to ensure the education of their children in the city. The text addresses the issues that influenced migration, especially the lack of schooling for the children to continue their studies, since most schools offer up to 6th grade. Semi-structured interviews were conducted with seven families who moved to the city or had members of the same who migrated to guarantee study for their children. The mothers of two families came with the children to the city. One came along with all the family and four of them sent their children alone. Six of them depend on the sale of food produced on their property to help with household expenses, and they receive the benefit of the family grant, and two have retired members. Most of the young people do not return to the lot, and end up constituting their own families and stay in the city, with difficulty of employment and to give continuity to the education.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Keywords: Educação do campo
Êxodo rural
Campesinato
Field education
Exodus rural
Peasantry
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
Appears in Collections:Faculdade de Etnodiversidade - CALTA

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