Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3610
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A importância da participação da família na escola do campo Casa Familiar Rural de Placas - CFRP
metadata.dc.creator: SILVA, Gilvane Barroso da
metadata.dc.contributor.advisor1: SANTANA, André Ribeiro de
Issue Date: 18-Jul-2019
Citation: SILVA, Gilvane Barroso da. A importância da participação da família na escola do campo Casa Familiar Rural de Placas - CFRP. Orientador: André Ribeiro de Santana. 2019. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Etnodiversidade, Universidade Federal do Pará, Placas, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3610. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como tema: A Importância da Participação da Família na Escola do Campo Casa Familiar Rural de Placas - CFRP. E tem como objetivo apresentar uma experiência de pesquisa que mostra dados sobre a importância dessa relação e suas contribuições para enriquecer as metodologias de ensino das escolas do campo e facilitar o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos (a). Foi realizado um estudo de campo na Escola Comunitária Casa Familiar Rural de Placas durante seis Tempos comunidades, através de pesquisas e entrevistas sobre a origem da comunidade, regências em sala de aula, observação do espaço escolar, observação das metodologias do ensino de linguagens e entrevistas com pais, alunos (a), professores (a), equipe diretiva e membros da comunidade escolar, foi possível observar quais, as influências negativas dessa falta de uma participação ativa das famílias nas tomadas de decisões com as metodologias trabalhadas pela escola, despertando assim uma curiosidade sobre qual o motivo desse distanciamento familiar. Mostrando também a importante influência que pesquisas e pessoas podem oferecer de benefícios para as entidades de ensino se tornarem cada vez mais fortes e preparadas, estruturadas de parcerias para lidar com as diversidades e desafios culturais existentes no ato de ensino-aprendizagem.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Educação
Família
Escola
Participação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
Appears in Collections:Faculdade de Etnodiversidade - CALTA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ImportanciaParticipacaoFamlia.pdf352,91 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons