Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3601
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Avaliação do quadro de professores na área de Ciências da Natureza para o Ensino Fundamental maior em uma escola pública do município de Anapu-PA
metadata.dc.creator: SILVA, Raquel Storch da
metadata.dc.contributor.advisor1: GOMES, Felipe Bittioli Rodrigues
Issue Date: 7-Jun-2019
Citation: SILVA, Raquel Storch da. Avaliação do quadro de professores na área de Ciências da Natureza para o Ensino Fundamental maior em uma escola pública do município de Anapu-PA. Orientador: Felipe Bittioli Rodrigues Gomes. 2019. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Etnodiversidade, Universidade Federal do Pará, Anapu, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3601. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: “Estudos do meio, experimentação, visita com observação, entre outras, são exemplos do que podemos chamar de atividades práticas fundamentais para o ensino de ciências” (ANDRADE e MASSABNE, 2011 p.836). Este artigo justifica-se na necessidade de entender como é o ensino de ciências da natureza na escola entrevistada, observando a formação e metodologia dos professores com a mesma, onde os objetivos dos mesmos foram: observar dentre o ensino de ciências da natureza, os métodos que são utilizados em sala de aula já que as práticas desta disciplina exige teoria e pratica para que possa formar cidadãos críticos e autônomos para a vida social e profissional. Apesar desta disciplina exigir teoria e pratica, a realidade por parte dos professores apesar de não serem totalmente ausentes, ainda é pouco utilizadas as práticas como experimentações, e observações, percebe-se também um avanço do trabalho da professora que está se formando nesta área de conhecimento para o trabalho do professor que só trabalha com a disciplina porque foi a que sobrou. Apesar de não ser de total escolha por esta disciplina, segundo os professores, eles não deixariam de trabalharem com a mesma para trabalhar com outra disciplina. Com os resultados encontrados ficou evidente que a disciplina de ciências da natureza ainda precisa ser valorizada, a realidade é que falta formação aos professores, faltam materiais didático para que os alunos possam ser mais ricos em trocas de saberes. Diariamente ouvimos dos entes governamentais que a educação pode mudar o mundo, e pode sim, mas para formar cidadãos com uma visão para essa mudança, antes de colocar professores com essa responsabilidade, precisa-se primeiro formar professores para que os mesmos possam exercer essa função.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Formação de professores
Ensino de Ciências
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
Appears in Collections:Faculdade de Etnodiversidade - CALTA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_AvaliacaoQuadroProfessores.pdf411,89 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons