Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3600
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O processo de formação na educação do campo a partir da narrativa autobiográfica
metadata.dc.creator: SOUSA, Raquel da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: DAMACENA, Fabiola Aparecida Ferreira
Issue Date: 6-Jun-2019
Citation: SOUSA, Raquel da Silva. O processo de formação na educação do campo a partir da narrativa autobiográfica. Orientadora: Fabiola Aparecida Ferreira Damacena. 2019. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Etnodiversidade, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3600. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este Memorial de Formação acadêmica, objetiva socializar e refletir experiências formativas no âmbito da educação do campo, durante minha trajetória de vida escolar e acadêmica, bem como refletir sobre os obstáculos e conquistas vivenciados ao longo desse período de formação, objetiva, ainda, a relatar dificuldades encontradas durante o curso de educação no campo, em parte causadas pela falta de cumprimento das políticas públicas direcionadas aos povos de comunidades tradicionais. Trata-se de abordagem qualitativa, com a técnica de coleta de dados a partir de minha história de vida na qualidade de discente da educação do campo. Esta narrativa autobiográfica resultou flexões sobre as aprendizagens e experiências determinantes no processo de formação e nesse movimento surgiram possibilidades reais de reinvenção e potencialização de nossas dimensões pessoais, profissionais e humanas. Através deste trabalho, foi possível, revisitar pelas lembranças, experiências esquecidas, também de práticas pedagógicas relacionadas à educação do campo, considerando toda a diversidade presente no espaço rural. Infância e adolescência, com todos os conflitos, tristezas e alegrias que a vida proporciona, também mereceram reflexões neste trabalho. Quando a educação do campo interroga nossas práticas, nós aprendemos a tecer reflexões que inevitavelmente passa pela nossa história de vida e formação, dada nossa relação com espaço do campo, lugar de nossa vida e de nossa produção. Nesse processo de empoderamento dos sujeitos e das lutas dos povos do campo, trazer nossa memória de vida e de luta nos afirma enquanto sujeitos camponeses engajados nas escolas de educação básica do campo e no movimento por uma educação do campo.
Abstract: This Memorial of Academic Formation, aims to socialize and reflect formative experiences in the field education during my academic and academic life, as well as reflect on the obstacles and achievements experienced during this period of training, also aims to report difficulties encountered during the education course in the field, partly caused by the lack of compliance with the public policies directed at the peoples of traditional communities. It is a qualitative research with the technique of data collection from my life history as a student of the field education. This autobiographical narrative resulted in inflections about the learning and determining experiences in the formation process and in this movement real possibilities of reinvention and potentialization of our personal, professional and human dimensions appeared. Through this work, it was possible to revisit for the memories, forgotten experiences, also of pedagogical practices related to the education of the field, considering all the diversity present in the rural space. Childhood and adolescence, with all the conflicts, sorrows and joys that life provides, also merited reflections in this work. When the education of the countryside questions our practices, we learn to weave reflections that inevitably passes through our life history and formation, given our relationship with space of the field, place of our life and our production. In this process of empowering the subjects and the struggles of the rural people, bringing our memory of life and struggle affirms us as peasant subjects engaged in the basic rural education schools and in the rural education movement.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Keywords: Educação do campo
Formação de professor
História de vida
Narrativa autobiográfica
Field education
Teacher training
Life's history
Autobiographical narrative
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
Appears in Collections:Faculdade de Etnodiversidade - CALTA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ProcessoFormacaoEducacao.pdf470,5 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons