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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Ações para a conservação do pescado no rio Açaí, Porto de Moz, Pará
metadata.dc.creator: CONCEIÇÃO, Martinha dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: ROCHA, Carla Giovana Souza
Issue Date: 13-Jun-2019
Citation: CONCEIÇÃO, Martinha dos Santos. Ações para a conservação do pescado no rio Açaí, Porto de Moz, Pará. Orientadora: Carla Giovana Souza Rocha. 2019. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Etnodiversidade, Universidade Federal do Pará, Porto de Moz, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3598. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Esse trabalho abordou o tema da conservação do pescado com o objetivo de promover ações educativas em ambientes escolar e comunitário para contribuir com o fortalecimento do acordo de pesca criado pelas famílias que residem e desenvolvem suas atividades econômicas, culturais e religiosas em três comunidades ribeirinhas às margens do rio Acaí, município de Porto de Moz, Pará. Trata-se de trabalho que envolveu a pesquisa, o ensino e a ação comunitária. A pesquisa de cunho qualitativo envolveu entrevistas a seis comunitários para entender as visões dos mesmos sobre o acordo de pesca estabelecido desde 1992. A atividade na escola Nossa Senhora Aparecida foi construção coletiva e execução de um plano de ensino voltado para a discussão da conservação do pescado com duas turmas multiano do 6º e 7º e do 8º e 9º anos do ensino fundamental. E a ação com os comunitários foi uma reunião com participação de 36 pessoas para refletir sobre o acordo de pesca e discutir propostas para revitalizá-lo. Atualmente há uma divisão entre os comunitários em relação a apoiar o Acordo de Pesca Comunitário oficializado na Instrução Normativa nº 03 de 21 de setembro de 2011 da Secretaria Estadual de Pesca e Aquicultura. Entretanto, há o reconhecimento que após o acordo de pesca ocorreu o aumento da quantidade e da diversidade de peixes. O principal questionamento está na falta de fiscalização dos órgãos competentes, o que leva ao descumprimento das regras estabelecidas e a entrada de pescadores de fora das comunidades nas áreas protegidas do rio Açaí. As ações mostraram que a luta em defesa da conservação do pescado continuará, sabendo que a educação tem possibilidade de motivar para que os jovens sejam portadores da transformação para melhor cuidar do meio ambiente e se obter a melhoria na qualidade de vida. Os estudantes e professores darão continuidade ao tema em seus planos e projetos didáticos, assim como será retomada a discussão da fiscalização por meio de agentes ambientais comunitários.
Abstract: This work addressed the theme of fish preservation with the objective of promoting educational actions in school and community environments to contribute to the strengthening of the fishing agreement created by families who live and develop their economic, cultural and religious activities in three riverside communities of the Acaí River, municipality of Porto de Moz, Pará. This work involved research, teaching and community action. The qualitative research involved interviews with six community members to understand their views on the fishing agreement established since 1992. The activity at the Nossa Senhora Aparecida school was a collective construction and execution of a teaching plan focused on the discussion of fish preservation with two multi-year classes of 6th and 7th and 8th and 9th years of elementary school. And the action with the community was a meeting with 36 people to reflect on the fisheries agreement and discuss proposals to revitalize it. Currently there is a division among the community in relation to supporting the Community Fisheries Agreement made official in Normative Instruction No. 03 of September 21, 2011 of the State Department of Fisheries and Aquaculture. However, there is the recognition that after the fishing agreement occurred the increase in the quantity and diversity of fish. The main question is the lack of supervision by the competent agencies, which leads to noncompliance with established rules and the entry of fishermen from outside the communities in the protected areas of the Acaí River. The actions showed that the fight in defense of the preservation of the fish will continue, knowing that education has the possibility to motivate young people to be carriers of the transformation to better take care of the environment and to obtain the improvement in the quality of life. The students and teachers will continue the theme in their plans and didactic projects, as well as the discussion of the inspection will be resumed through community environmental agents.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Keywords: Acordo de pesca
Educação ambiental
Pirarucu
Fisheries agreement
Environmental education
Pirarucu
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
Appears in Collections:Faculdade de Etnodiversidade - CALTA

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