Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3586
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Cosmovisão, processo de criação e escrita de si: (des) caminhos para sentir o mundo
metadata.dc.creator: AMORIM, Matheus Luan Freitas de
metadata.dc.contributor.advisor1: CORREIA, Aníbal José Pacha
Issue Date: 23-Feb-2021
Citation: AMORIM, Matheus Luan Freitas de. Cosmovisão, processo de criação e escrita de si: (des) caminhos para sentir o mundo. Orientador: Anibal José Pacha Correia. 2020. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro) – Escola de Teatro e Dança, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: . Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho reflete acerca de um processo de criação em escrita de si, apresentando o entrelaçamento deste campo com a cosmovisão, desenvolvendo para tanto um olhar de memória crítica sobre a trajetória e os caminhos para se perceber e construir um pensamento, bem como uma relação de rearranjo com a realidade dentro do processo de criação e pesquisa dessa escrita. O trabalho também se constrói dentro de uma narrativa não linear do processo, ativando atravessamentos e vivências com espaços informais de educação, leituras, autores e pensamentos que compõem um (des) caminho de busca pelo modo de se fazer. Através desse movimento de criação deseja-se apresentar, refletir e fazer emergir um modo de construção do processo, do pensamento acadêmico e artístico que tenha como lugar de disparo a própria escrita de si imbuída de sua visão de mundo, desdobrada também em desenhos e pinturas presentes no corpo desta obra. Trata-se, portanto, de um grande ensaio sobre escrita, cosmovisão e processo de criação.
metadata.dc.description.resumen: El presente trabajo busca reflexionar sobre un proceso de creación en la propia escritura, presentando el entrelazamiento de este campo con la cosmovisión, desarrollando para ello una mirada crítica de memoria a la trayectoria y las formas de percibir y construir un pensamiento, así como un Reordenamiento de la relación con la realidad dentro del proceso de creación e investigación de este escrito. La obra también se construye dentro de una narrativa no lineal del proceso, activando cruces y vivencias con espacios informales de educación, lecturas, autores y pensamientos que configuran un camino de búsqueda de cómo hacerlo. A través de este movimiento de creación, se desea presentar, reflexionar y emerger una manera de construir el proceso, del pensamiento académico y artístico que tiene como punto gatillo la propia escritura de sí misma imbuida de su cosmovisión, también desplegada en dibujos y pinturas. presente en el cuerpo de esta obra. Por tanto, es un gran ensayo sobre la escritura, la cosmovisión y el proceso creativo.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Keywords: Teatro – Processo de criação
Arte narrativa
Teatro - Cosmologia
Dramaturgia
Memória
Theater - Creation process
Narrative art
Theater - Cosmology
Dramaturgy
Memory
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Teatro - ETDUFPA/ICA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_CosmovisaoProcessoCriacao.pdf2,18 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons