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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Grades da pele: um processo de criação em dança a partir de experiências familiares em situação de cárcere
metadata.dc.creator: SILVA, Jennifer Patrícia Moura da
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA, Juanielson Alves
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4077-4591
Issue Date: 12-Feb-2021
Citation: SILVA, Jennifer Patrícia Moura da. Grades da pele: um processo de criação em dança a partir de experiências familiares em situação de cárcere. Orientador: Juanielson Alves Silva. 2021. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) – Escola de Teatro e Dança, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em:. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este é um memorial de obra coreográfica que trata de minha experiência enquanto familiar de um detento, mediante as dificuldades de estar experienciando o cárcere e como a dança auxilia neste processo. Apresenta desta forma, um processo sobre o cuidado de si por meio da dança, assim como, relata como estas experiências vividas se tornaram propulsoras de uma poética cênica. Nomeei a abordagem metodológica criada para esta pesquisa-criação como coreovisita, nela além das visitações ao espaço físico do cárcere, realizo relatos de experiências, um processo de composição coreográfica e um estudo bibliográfico acerca do contexto do cárcere por meio de autores como Michel Foucault (2012), Fábio Godoi e Rafael Mallart (2017); sobre Processo criativo em dança e política por meio de autores como André Lepecki (2012), Helena Katz e Christine Greiner (2012) que traçam suas experiências teóricas por meio da dança em relações com o mundo, sem uma espécie de regra ou predefinições; e ainda a compreensão de conversão semiótica de João de Jesus Paes Loureiro (2007) para pensar como criar dança por meio de uma experiência cotidiana. Como resultante, posso dizer que todo este processo se baseia na continuidade de movimentos, gestos e ressignificação de vivências e experiências e, por conseguinte, ele contribui para um cuidado de si em uma experiência de vida difícil e, além disso, percebo que, assim como os processos de vida, os processos em dança seguem em estado de inacabamento.
Abstract: This is a memorial of a choreographic work that deals with my experience as a relative of a detainee, due to the difficulties of experiencing prison and how dance helps in this process. In this way, it presents a process about self-care through dance, as well as, reports how these lived experiences became propellers of a scenic poetics. I named the methodological approach created for this research-creation as choreovisite, in addition to visits to the physical space of the prison, I carry out reports of experiences, a process of choreographic composition and a bibliographic study about the context of the prison through authors such as Michel Foucault ( 2012), Fábio Godoi and Rafael Mallart (2017); on Creative process in dance and politics through authors such as André Lepecki (2012), Helena Katz and Christine Greiner (2012) who outline their theoretical experiences through dance in relationships with the world, without a kind of rule or prescriptions; and João de Jesus Paes Loureiro (2007) understanding of semiotic conversion to think about how to create dance through a daily experience. As a result, I can say that this whole process is based on the continuity of movements, gestures and reframing of experiences and, therefore, it contributes to self-care in a difficult life experience and, in addition, I realize that, like life processes, dance processes remain in an unfinished state.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
Keywords: Dança - Processo criativo
Coreografia (Dança)
Dança - Aspectos sociológicos
Cárcere
Dance - Creation process
Choreography (Dance)
Dance - Sociological aspects
Jail
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Dança - ETDUFPA/ICA

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