Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/3579
Compartilhar:
Type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Issue Date: 20-Dec-2018
Title: Diarréia humana no colapso da colônia: Themonização nas ruínas do heterociscapitalismo (Transtorno de Cognição em Curso – TCC)
Other Titles: Human Diarrhea in Colony Collapse: Themonization in Ruins of heterociscapitalism (Ongoing Cognition Disorder - CBT)
Creator: CUNHA, Gabriel Antunes Luz da
First advisor: CORREIA, Anibal José Pacha
First co-advisor : SARÉ, Larissa Latif Plácido
Citation: CUNHA, Gabriel Antunes Luz da. Diarréia humana no colapso da colônia: Themonização nas ruínas do heterociscapitalismo (Transtorno de Cognição em Curso – TCC). Orientador: Aníbal José Pacha Correia. 2019. 28 f. Trabalho De Conclusão de Curso ( Licenciatura em Teatro) - Escola de Teatro e Dança, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3579. Acesso em:.
Resumo: O referido Trabalho de Conclusão de Curso ou como tenho sentido, Transtorno de Cognição em Curso - TCC, aborda o momento em que vivo com a experiência performativa, coletiva do corpo montado, montação em desconstrução permanente, conhecida como Sarita Themonia. Tendo como ponto de partida para o estranhamento ao comportamento hegemônico que fui influenciado a reproduzir, determinando transformações vividas até aqui. Para tanto, compartilho das neuras sobre o conceito de Corpo Território quanto ao desvio do corpo normativo em descolonização do corpo ameríndio, identificando e deixando de reproduzir comportamentos e signos de dominação. A Sarita é a materialização da disputa de território que se expressa no meu corpo com a utilização do lixo como objeto de responsabilidade social, fazendo do corpo um lugar coletivo em desterritorialização, seja pela experiência visual e tátil. Evidenciando o processo de coisificação dos corpos, que nos coloca como objetos descartáveis, com prazo de validade, tal qual o lixo. A montação se torna um dispositivo poético potente que opera a partir da experiência visual para diversas possibilidades de relação coletiva, subjetiva e com o espaço, construindo em Sarita um Corpo sem Órgãos. Sarita Themonia é um corpo montado de comportamento autêntico e livre expressão sensível em busca do inesperado, que atravessa e se fortalece no grupo cultural chamado NoiteSuja e sujando outras noites. O diferente, o incômodo contra-hegemônico, é objeto de análise crítica, reflexiva, artística e pedagógica, por meio de variada produção visual e virtual que conduz esse trabalho.
Abstract: This Course Conclusion Paper, or as I have felt, Cognition Disorder in Progress - CBT, addresses the moment I live with the performative, collective experience of the assembled body, montação in permanent deconstruction, known as Sarita Themonia. Having as a starting point for the strangeness to the hegemonic behavior that I was influenced to reproduce, determining transformations experienced so far. To this end, I share the neuras about the concept of the Territory Body regarding the deviation of the normative body in decolonization of the Amerindian body, identifying and failing to reproduce behaviors and signs of domination. Sarita is the materialization of the dispute of territory that is expressed in my body with the use of garbage as an object of social responsibility, making the body a collective place in deterritorialization, either by visual and tactile experience. Evidencing the process of reification of bodies, which places us as disposable objects, with shelf life, just like garbage. Mounting becomes a potent poetic device that operates from visual experience to various possibilities of collective, subjective and space relationship, building in Sarita a Body without Organs. Sarita Themonia is an assembled body of authentic behavior and free sensitive expression in search of the unexpected, which crosses and strengthens itself in the cultural group called NoiteSuja and soiling other nights. The different, the counterhegemonic nuisance, is the object of critical, reflexive, artistic and pedagogical analysis, through the varied visual and virtual production that conducts this work.
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Keywords: Teatro experimental
Representação teatral
Corpo na arte
Performance - Arte
Experimental theater
Theatrical performance
Body in art
Performance - Art
Type of access: Acesso Aberto
Source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Curso de Teatro - ETDUFPA/ICA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_DiarréiaHumanaColapso.pdf622,47 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons