Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3575
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Pré baby: o lúdico como indutor no ensino da dança para crianças de 2 e 3 anos
Other Titles: Pre baby: the playful as an inductor in the teaching of dance to 2 and 3 year olds
metadata.dc.creator: FERREIRA, Jéssica Raisa Azevedo
metadata.dc.contributor.advisor1: ANDRADE, Simei Santos
Issue Date: 6-Jul-2019
Citation: FERREIRA, Jéssica Raisa Azevedo. Pré baby: o lúdico como indutor no ensino da dança para crianças de 2 e 3 anos. Orientadora: Simei Santos Andrade . 2019. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) – Escola de Teatro e Dança, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em:. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa que ora apresento teve como objetivo analisar as metodologias de ensino da dança desenvolvidas em minhas atividades diárias como professora de ballet clássico com crianças de 2 e 3 anos – turma de pré baby da Escola de Dança Arte em Movimentos. Foi um estudo qualitativa com foco na pesquisa autobiográfica, tendo como instrumento de análise os planos de aula relativo ao primeiro semestre o ano de 2019. Os resultados do estudo mostraram que a dança proporciona o alargamento dos aspectos físicos, psicológicos, motores e até da linguagem da criança. As aulas de dança quando desenvolvidas por meio dos jogos, brinquedos e brincadeiras como um recurso metodológico contribui para uma memória afetiva dançante de professores e alunos.
Abstract: The present research aimed to analyze the teaching methodologies of dance developed in my daily activities as a teacher of classical ballet with children of 2 and 3 years old - pre baby group of the School of Dance Art in Movements. It was a qualitative study focused on the autobiographical research, having as an analysis instrument the lesson plans for the first semester of 2019. The results of the study showed that the dance provides the extension of the physical, psychological, motor and even language aspects of child. The dance classes when developed having the games, toys and games as a methodological resource can contribute to an affective memory of dancing teachers and students.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
Keywords: Dança - Estudo e ensino
Dança na educação
Educação lúdica
Dança para crianças
Professores de dança - Prática de ensino
Dance - Study and Teaching
Dance in education
Ludic education
Dance for children
Dance Teachers - Teaching Practice
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Dança - ETDUFPA/ICA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_PreBabyLudico.pdf1,23 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons