Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3573
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O Auto da Vaca-Bumbá Rosinha Cheirosa: O Manejar da Encenação da Companhia Teatral Quixotes Del grão Pará
Other Titles: The Bumbá Cow Auto Rosinha Smelling: The Staging of the Quixotes Del grain Pará Theater Company
metadata.dc.creator: SANTOS, Murilo Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor1: CHARONE, Olinda Margaret
Issue Date: 4-Jul-2019
Citation: SANTOS, Murilo Ferreira. O Auto da Vaca-Bumbá Rosinha Cheirosa: O Manejar da Encenação da Companhia Teatral Quixotes Del grão Pará. Orientadora: Olinda Margaret Charone. 2019. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Teatro) - Escola de Teatro e Dança, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em:. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como tema: O Auto Da Vaca-Bumbá Rosinha Cheirosa: O Manejar da Encenação da Companhia Teatral Quixotes Del grão Pará. No qual se investiga através da observação participativa os processos da encenação do Auto da Vaca-Bumbá Rosinha Cheirosa. Cria-se como identidade cultural através da etnometodologia poética em conformidade com a memória do dramaturgo/diretor Admilson Medeiros como mote para o surgimento do grupo e posteriormente do Auto. O projeto se compõe em três momentos: O manejar dos piquetes, compreender o manejamento da construção do Auto e o papel da encenação nesse contexto tendo como autor principal o diretor do grupo; O pasto, tendo a compreensão do processo de encenação da dramaturgia do cortejo à observação participante dialogando com o roteiro de encenação junto com o texto dramatúrgico, das descrições das atividades, entrevista com o diretor/encenador do Auto da Vaca-Bumbá, dos brincantes, coisas ouvidas, sentidas. Contrapartida faço uma ponte com Viola Spolin - Improvisação para o teatro descobrindo métodos possivelmente utilizado pelo encenador e O Leite da Vacabumbá Rosinha Cheirosa, trazendo a compreensão de “comunidade” do livro O Tempo das Tribos – O Declínio do individualismo nas sociedades de massa de Michel Maffesoli, fazendo com que o assunto tenha uma aproximação dinâmica, pois tende a uma visão mais aguçada da criação de novas sociabilidades imaginárias e referente a micro sociedade pós-moderna, onde a comunidade (tribos) se forma em redes pela própria vontade de se divertirem e criam compartilhamento de opiniões, valores e gostos estéticos.
Abstract: This work has as its theme: The Auto da Bumbá Cow Rosinha Smell: The management of the staging of the Quixotes Del grain Pará Theater Company. In which it is investigated through participatory observation the staging processes of the Auto da Bumbá Rosinha Smell. It is created as a cultural identity through poetic ethnomethodology in accordance with the memory of the playwright / director Admilson Medeiros as motto for the emergence of the group and later of the Self. The project consists of three stages: The handling of pickets, understanding the management of the construction of the Auto and the role of staging in this context having as its main author the director of the group; The pasture, having the understanding of the procession staging of the dramaturgy of the procession to the participant observation dialoguing with the staging script along with the dramaturgical text, the descriptions of the activities, interview with the director / director of the Auto da VacaBumbá, of the children, things heard, felt. By contrast I bridge Viola Spolin - Improvisation to the theater by discovering methods possibly used by the director and The Cowgirl's Milk Rosinha Cheirosa, bringing the understanding of “community” from The Time of the Tribes - The Decline of Individualism in Mass Societies Michel Maffesoli, making the subject have a dynamic approach, because it tends to a sharper vision of the creation of new imaginary sociability and referring to the postmodern micro society, where the community (tribes) is formed in networks by their own will have fun and create sharing opinions, values and aesthetic tastes.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Keywords: Teatro popular - Pará
Teatro de Grupo
Cultura popular - Pará
Representação teatral
Folclore - Pará
Popular theater - Pará
Group Theater
Popular Culture - Pará
Theatrical performance
Folklore - Pará
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Teatro - ETDUFPA/ICA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_AutoVacaBumba.pdf3,63 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons