Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3563
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Jogos teatrais: uma experimentação com adolescentes da Escola de Teatro e Dança da UFPA no ano de 2015
metadata.dc.creator: NASCIMENTO, Maria Rafaelle Siqueira do
metadata.dc.contributor.advisor1: PINHEIRO, Patrícia Mara de Miranda
Issue Date: 16-Jun-2016
Citation: NASCIMENTO, Maria Rafaelle Siqueira do. Jogos teatrais: uma experimentação com adolescentes da Escola de Teatro e Dança da UFPA no ano de 2015. Orientadora: Patrícia Pinheiro. 2016. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro) – Escola de Teatro e Dança, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2016. Disponível em:. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho busca dentro do universo dos jogos teatrais tratar da formação de conhecimentos geradas por meio deles no espaço da sala de ensaio do Grupo de Teatro Infanto-Juvenil da UFPA, apresentando as principais contribuições do uso dos jogos para os adolescentes do referido grupo. Pretende-se compreender que os jogos teatrais são munidos de contribuições para uma formação mais abrangente dos indivíduos que os vivenciam, e por meio de uma análise teórica e de experiência prática destacar a liberdade, confiança em si mesmo, autonomia, coletividade e conhecimentos de técnicas dentro da linguagem teatral, e para se chegar a tais resultados a metodologia aplicada foi de observação participante, na qual a pesquisadora participa de forma direta nas atividades durante todo o percurso de observação, tendo como principais fundamentações teóricas na geração de argumentos deste estudo alguns autores, dentre eles:Viola Spolin (2008), Ingrid Koudela (2006) e FaygaOstrower (2008) voltados aos jogos teatrais e processo de criação coletiva por meio do jogo. Como resultado da pesquisa verificou-se que o uso de jogos teatrais no espaço experimental cênico proporciona fontes de liberdade pessoal, autoexpressão e autonomia, além de promover conhecimento e desenvoltura da linguagem teatral.
Abstract: This job search within the theatrical game universe address the formation of knowledge generated by them within the rehearsal room of the Children and Youth Theatre Group of UFPA, presenting the main contributions of the use of games for the teenagers of the group. It is intended to understand that theater games are provided with contributions to a more comprehensive training of individuals who experience them, and through a theoretical analysis and practical experience highlight freedom, self-confidence, autonomy, community and knowledge of techniques in the theatrical language, and to arrive at these results the applied methodology was participant observation, in which the researcher participates directly in the activities throughout the course of observation, its main theoretical foundations in the generation of arguments of this study some authors, among them: Viola Spolin (2008), Ingrid Koudela (2006) and FaygaOstrower (2008) aimed at theatrical games and process of collective creation through the game. As a result of the research it was found that the use of theater games in the scenic experimental space provides sources of personal freedom, self-expression and autonomy, and promote knowledge and resourcefulness of theatrical language.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Keywords: Teatro - Estudo e ensino
Teatro - Processo criativo
Jogos teatrais
Teatro para jovens
Grupo de Teatro Infanto-Juvenil da UFPA
Theater - Study and teaching
Theater - Creative process
Theater games
Youth Theater
Children and Youth Theatre Group of UFPA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Dança - ETDUFPA/ICA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_JogosTeatraisExperimentacao.pdf1,36 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons