Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3559
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Corpo criativo em cena: um processo de criação em dança contemporânea a partir dos princípios somáticos da técnica Klauss Vianna
metadata.dc.creator: FRASÃO, Silmara de Nazaré Gonçalves
metadata.dc.contributor.advisor1: SOUZA, Luiza Monteiro e
metadata.dc.contributor.advisor-co1: LEAL, Eleonora Ferreira
Issue Date: 2015
Citation: FRASÃO, Silmara de Nazaré Gonçalves. Corpo criativo em cena: um processo de criação em dança contemporânea a partir dos princípios somáticos da técnica Klauss Vianna. Orientadora: Luiza Monteiro e Souza. 2015. 117 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) – Escola de Teatro e Dança, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2015. Disponível em:. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo propõe investigar o processo de criação cênica em Dança Contemporânea de sete intérpretes-criadores do Grupo Coreográfico da Universidade Federal do Pará – GCUFPA, partindo dos princípios somáticos da Técnica Klauss Vianna. A pesquisa é qualitativa de cunho fenomenológico. Os estudos desenvolvidos por Klauss Vianna (1990) e Jussara Miller (2007 e 2012) aliados aos demais autores como Siqueira (2006), Neves (2008), Salles (2011), Mendes (2010), Leal, Gomes e Brito (2012), Bolsanello (2010), Loreiro (2007), Strazzacappa (s/a), dentre outros, contribuem para o desenvolvimento deste diálogo entre o Corpo, a Dança e a Educação Somática. O presente estudo nos revela que partindo de um olhar semiótico proposto pela pesquisa entre a Dança Contemporânea e os princípios somáticos da Técnica Klauss Vianna é possível gerar novos estímulos e descobertas corporais, ou seja, surge um novo trilhar para a criação coreográfica a partir da Dança Somática.
Abstract: This study aims to investigate the process of scenic creation in Contemporary Dance seven performers-creators of Choreographic Group of the Federal University of Pará - GCUFPA starting from somatic principles of Technical Klauss Vianna. The research is qualitative phenomenological nature. The studies developed by Klauss Vianna (1990) and Jussara Miller (2007 and 2012) combined with the other authors as Smith (2006), Neves (2008), Salles (2011), Mendes (2010), Leal Gomes and Brito (2012) , Bolsanello (2010), Loreiro (2007), Strazzacappa (s / a), among others, contribute to the development of the dialogue between the Body, Dance and Somatic Education. This study reveals that starting from a semiotic look proposed by the survey of contemporary dance and somatic principles of Technical Klauss Vianna is possible to generate new stimuli and physical findings, ie, a new tread to choreography from the Dance Somatic.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
Keywords: Dança Contemporânea
Educação somática
Técnica de Klauss Vianna
Grupo Coreográfico da Universidade Federal do Pará – GCUFPA
Contemporary dance
Somatic education
Klauss Vianna technique
Choreographic Group of the Federal University of Pará - GCUFPA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Dança - ETDUFPA/ICA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_CorpoCriativoCena.pdf5,51 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons