Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3556
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Vivendo o sistema: uma contribuição para os estudos sobre a aplicação do Sistema de Stanislavski na formação de atores
metadata.dc.creator: PARAGUASSU, Renan Delmontt Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA NETO, Alberto da Cunha e
Issue Date: 2013
Citation: PARAGUASSU, Renan Delmontt Souza. Vivendo o sistema: uma contribuição para os estudos sobre a aplicação do Sistema de Stanislavski na formação de atores. Orientador: Alberto Silva Neto. 2013. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro) – Escola de Teatro e Dança, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2013. Disponível em:. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho buscou contribuir com os estudos relacionados ao sistema de representação teatral desenvolvido por Contantin Stanislavski, procurando entender como se dá a aplicação do Sistema no ensino de interpretação na formação de atores e seus possíveis desdobramentos, tendo como base a experiência vivida no curso de Teatro e Educação da Escola Superior de Educação de Coimbra. Pretende-se que o entendimento dos estudos práticos e teóricos possibilite ao acadêmico mais uma ferramenta de trabalho na área teatral, onde a sua aplicação possa ser feita tanto como ator quanto professor. A metodologia da pesquisa caracteriza-se por um estudo de caso, sobre as vivências no treinamento do Sistema. Tem como fundamentação teórica os estudos de Constantin Stanislavski focados no trabalho do ator e seus desdobramentos feitos por Eugênio Kusnet e Richard Boleslavski. O resultado da pesquisa possibilitou verificar o quanto o Sistema contribui para proporcionar aos alunos e atores iniciantes uma base sólida de trabalho. E ainda, este estudo mostrou ser necessário o aprofundamento do tema por parte do pesquisador em outro nível de pesquisa, com a possibilidade de articulá-lo com outras metodologias de ensino de atuação.
Abstract: This assignment was meant to contribute to studies related to the system of theatrical representation developed by Contantin Stanislavski, in order to understand how to apply the System for interpretation teaching in the actor training, and its possible developments, based on the experience lived in the Teatro e Educação course in the University of Coimbra. It’s intended that the understanding of the theoretical and pratical studies provide to the academic student one more work tool in this area, where its application can be made such by an actor, as a teacher. The search methodology is characterized by a case study, about the experiences in the System training. It has as theoretical reasoning the Constantin Stanilavski’s studies focused on the actor task and its development made by Eugênio Kusnett and Richard Boleslavski. The result of this search allowed me to verify how much the System contributed to provide to the beginner students and actors a solid base to work. Furthermore, this study showed us that’s necessary the theme deepening by the research in other search level, with the possibility of joining it to others teaching methodologies performance.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Keywords: Teatro - Estudo e ensino
Contantin Stanislavski
Formação de atores
Teoria e prática
Theater - Study and Teaching
Actor formation
Theory and practice
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Dança - ETDUFPA/ICA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_VivendoSistemaContribuicao.pdf1,16 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons