Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3551
Compartilhar:
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1MOREIRA, Francisco Edilberto Barbosa-
dc.creatorSILVA, Hilssy de Nazareth Monteiro da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3020600405135915pt_BR
dc.date.accessioned2021-10-13T15:58:16Z-
dc.date.available2021-10-13T15:58:16Z-
dc.date.issued2018-05-30-
dc.identifier.citationSILVA, Hilssy de Nazareth Monteiro da. Celeste à flor da pele: o prelúdio do RPG como método de construção para a personagem teatral Celeste. Orientador: Francisco Edilberto Barbosa Moreira. 2018. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro) – Escola de Teatro e Dança, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em:. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttps://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3551-
dc.description.abstractThis research is a reflection about the creative process of character building the theatrical character Celeste, from the play Boca de Ouro (Golden Mouth), by the brazilian author Nelson Rodrigues, done as an assignement to the theatre bachelor’s degree from the Universidade Federal do Pará (Federal University of Pará), where it is proposed as a tool for character creation, the techniques used by the RolePlaying Game, approached through the Storytelling System. In this exercise , the character is built by the players by means of the Prelude, the character history. From these informations, a character sheet for Celeste is created as result of the artistic process. The Focus of this work is to propose that technique as another theatrical pedagocial tool, aiming to allow knowledge and development, by the actor, of character building, based on the creative process from the Prelude, and in this way, be able to dialogue with Constantin Stanislavski’s character creation method. I believe, as both an artist and an RPG player, that the way both systems create they characters come from the same ideia: If i was the character how would i act?pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta uma reflexão sobre o processo criativo de construção da personagem teatral Celeste, na obra Boca de Ouro, do autor brasileiro Nelson Rodrigues, realizado como exercício disciplinar no curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Pará, propondo como método para a criação de personagem, as técnicas utilizadas pelo RolePlaying Game, abordado através do sistema Storytelling. Neste exercício, a personagem é construída pelos jogadores através do Prelúdio, ou seja, pelo histórico da personagem. A partir dele, e de suas informações, cria-se uma ficha da personagem Celeste como resultado do processo artístico. O trabalho traz como foco central, a ideia de propor tais técnicas como mais um método de pedagógica teatral, visando o conhecimento e desenvolvimento da construção de personagem pelo ator a partir do processo criativo do Prelúdio, e nessa concepção, dialogar com o método de criação de personagem de Constantin Stanislavski, acreditando, enquanto artista e jogadora de RPG, que a forma de criação de ambos os sistemas, tanto para o teatro como no jogo, partem de uma mesma ideia. E se eu fosse o personagem como agiria?pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Elizângela Bezerra (elizangela@ufpa.br) on 2019-09-19T15:05:59Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) TCC_CelesteFlorPele.pdf: 2167111 bytes, checksum: 6fcb891ad62ee8623e9fbb89d900aea3 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rosemarie Costa (rcosta@ufpa.br) on 2021-10-13T15:58:16Z (GMT) No. of bitstreams: 5 TCC_CelesteFlorPele.pdf: 2167111 bytes, checksum: 6fcb891ad62ee8623e9fbb89d900aea3 (MD5) license_url: 49 bytes, checksum: 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f (MD5) license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license.txt: 1892 bytes, checksum: b250e9f8ee03764d31de5f34fc1a3fa4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-10-13T15:58:16Z (GMT). No. of bitstreams: 5 TCC_CelesteFlorPele.pdf: 2167111 bytes, checksum: 6fcb891ad62ee8623e9fbb89d900aea3 (MD5) license_url: 49 bytes, checksum: 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f (MD5) license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license.txt: 1892 bytes, checksum: b250e9f8ee03764d31de5f34fc1a3fa4 (MD5) Previous issue date: 2018-05-30en
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectCriação de personagempt_BR
dc.subjectJogo de interpretação de papéispt_BR
dc.subjectCharacter Creationpt_BR
dc.subjectRoleplaying Gamept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::INTERPRETACAO TEATRALpt_BR
dc.titleCeleste à flor da pele: o prelúdio do RPG como método de construção para a personagem teatral Celestept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopt_BR
Appears in Collections:Curso de Dança - ETDUFPA/ICA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_CelesteFlorPele.pdf2,12 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons