Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3536
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Reflexões acerca da participação dos familiares na educação das crianças no Ensino Fundamental: um estudo na escola MEC SEDUC km 221 B, em Placas-Pará
metadata.dc.creator: CAMPOS, Ana Paula Pereira
metadata.dc.contributor.advisor1: DAMACENA, Fabiola Aparecida Ferreira
Issue Date: 7-Aug-2019
Citation: CAMPOS, Ana Paula Pereira. Reflexões acerca da participação dos familiares na educação das crianças no Ensino Fundamental: um estudo na escola MEC SEDUC km 221 B, em Placas-Pará. Orientadora: Fabiola Aparecida Ferreira Damacena. 2019. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Etnodiversidade, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3536. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente Relato de experiências aborda sobre Reflexões acerca da participação dos familiares na educação de crianças no Ensino Fundamental da escola MEC SEDUC Km 221 B, localizada na área rural do município de Placas. Essa pesquisa é fruto de experiências vivenciadas, na escola MEC SEDUC km 221 B no Travessão do Arrependido. Constatei a falta de participação dos familiares na vida de seus filhos. Dessa forma a realização deste trabalho se deu através de pesquisa bibliográfica que discute a presente temática também foi realizado uma pesquisa de campo a partir das observações da participação das famílias na escola, e aplicação de questionário a comunidade escolar. Este trabalho tem como objetivos de pesquisa: Refletir a relevância da família na escola e no processo de aprendizagem no cotidiano dos alunos, identificar quais as estratégias que a escola utiliza para atrair a família para acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos das series iniciais e analisar a importância da família na aprendizagem das crianças. Assim verificamos nos resultados da pesquisa que é de suma importância os pais acompanharem o aprendizado dos filhos, no entanto é a escola a principal responsável pelo ensino e aprendizagem, sendo assim família e escola são indispensáveis parceiros que contribuem de forma significativa para formação do aluno. Este trabalho foi relevante e contribuiu para minha formação acadêmica, como também permitiu compreender melhor como vem sendo a participação da família na escola. A escola e a família precisam estabelecer uma relação de parceria, a família deve ter espaço para orientar e construir juntamente com a escola cidadãos plenos para viver em sociedade. A família do campo por muitas vezes deixa passar despercebido a sua presença no ambiente escolar de seus filhos, isso acaba desmotivando- o e dificultando cada vez mais o seu aprendizado. O acompanhamento da família deve ocorrer também fora da escola ajudando eles em suas tarefas extraclasses. A escola também deve envolver a família para o ambiente escolar pois a família e a escola são parceiros fundamentais no desenvolvimento de ações que favorecem o sucesso escolar e social das crianças, formando uma equipe.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Keywords: Família
Educação
Estágio
Educação do Campo
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
Appears in Collections:Faculdade de Etnodiversidade - CALTA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ReflexoesAcercaParticipacao.pdf173,5 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons