Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3528
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: BIBLIOTERAPIA: vivência e percepções dos voluntários do projeto de extensão Turma da leitura.
metadata.dc.creator: PAES, Priscila Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: REDIGOLO, Franciele Marques
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6277-2960
Issue Date: 2019
Citation: PAES, Priscila Silva. BIBLIOTERAPIA: vivência e percepções dos voluntários do Projeto de extensão turma da leitura. Orientadora: Franciele Marques Redigolo. 2019. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) – Faculdade de Biblioteconomia, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3528. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Estudo sobre a biblioterapia consiste no uso da leitura para fins terapêuticos. Objetiva, em nível geral, levantar conceitos biblioterapêuticos em âmbito hospitalar a fim de utilizar a leitura para torná-lo humanizado e acolhedor; e em nível específico visa: a) levantar conceitos dos processos cognitivos para compreender como a leitura e emoção interferem no tratamento médico; b) analisar o papel do bibliotecário como mediador da biblioterapia e o objetivo c) teve a intenção de discutir as dificuldades e estratégias da aplicação das sessões de biblioterapia vivenciadas no hospital. Caracteriza-se como uma pesquisa exploratória e qualitativa. Foi adotado como instrumento de pesquisa um questionário aplicado aos voluntários do projeto Turma da Leitura (TL). Constatou-se que a maior parte dos voluntários participou da pesquisa por cerca de um ano e atendia dois internos por sessão. Detectou-se durante as sessões dificuldades como falta de motivação dos internos que complicavam a atividade, mas que os voluntários contornavam brincando e adquirindo a confiança para chamar a atenção e aplicar a biblioterapia. Conclui-se que apesar das diversidades a biblioterapia ainda é uma alternativa para minorar o sofrimento dos pacientes e incentivar a leitura em pessoas que tem poucas condições de acesso a materiais bibliográficos.
Abstract: Study on bibliotherapy consists of in the use of reading for therapeutic purposes. Objective, in general level, to raise bibliotherapeutic concepts in hospital scope in order to use the reading to make it humanized and welcoming; and at a specific level aims to: a) raise concepts of cognitive processes to understand how reading and emotion interfere with medical treatment; b) to analyze the role of the librarian as mediator of the bibliotherapy and objective c) intended to with the intention of discussing the difficulties and strategies of the application of the sessions of bibliotherapy experienced in the hospital. It is characterized as an exploratory and qualitative research. A questionnaire applied to the volunteers of the Reading (TL). It found used as a research tool. It was observed that most of the volunteers participated in the research for about one year and attended two interns per session. During the sessions, difficulties were detected such as the lack of motivation of inmates complicating the activity, but that volunteers joked around and acquired the confidence to attract attention and apply the bibliotherapy. It is concluded that despite the diversities, the bibliotherapy is still an alternative to alleviate the suffering of the patients and to encourage the reading in people who have few conditions of access to bibliographic materials.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Keywords: Biblioterapia
Leitura
Mediação da Leitura
Bibliotecários hospitalares
Reading
Mediation of Reading
Hospital librarians
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Biblioteconomia - FABIB/ICSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_BiblioterapiaVivenciaPercepcoes.pdf764,44 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons