Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3524
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O histórico educacional de uma escola do campo no município de Senador José Porfírio, Pará: realidade, retrocessos e avanços
metadata.dc.creator: NASCIMENTO, Maria José Madeira
metadata.dc.contributor.advisor1: SANTANA, André Ribeiro de
Issue Date: 11-Jul-2019
Citation: NASCIMENTO, Maria José Madeira. O histórico educacional de uma escola do campo no município de Senador José Porfírio, Pará: realidade, retrocessos e avanços. Orientador: André Ribeiro de Santana. 2019. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Etnodiversidade, Universidade Federal do Pará, Senador José Porfírio, PA, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3524. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho relata reflexões das experiências vivenciada pela a aluna do curso de Educação do Campo, com ênfase em Ciências da Natureza, da Universidade Federal do Pará (UFPA), em uma escola do campo, localizada na zona rural do município de Senador José Porfírio, PA. Tem como objetivo geral refletir acerca da trajetória da escola da comunidade, desde sua formação até os dias atuais. Discorrendo sobre as lutas, retrocessos e avanços da comunidade relacionados à educação do campo, analisando sobre os relatos das entrevistas dos docentes, alunos e pais relacionados aos conteúdos de Ciências da Natureza; e compreender as especificidades do campesinato local e suas relações com o ensino de ciências. Trata-se de pesquisas de campo iniciada no ano de 2015 e finalizada em 2017. Utilizando-se de pesquisa qualitativa, como o uso de formulário semiestruturado cedidas pela coordenação do curso de Educação do Campo, direcionado à moradores, professores e alunos da comunidade. A pesquisa foi desenvolvida nos Tempos Comunidades I, II, III e IV. Os temas abordados em cada TC foram referentes aos aspectos sociais, culturais, didáticos e pedagógicos. E ainda, como o despertar para as histórias de lutas socioeducativas e econômicas da comunidade de pertencimento. Fica evidente que a comunidade pesquisada tem passado por transformações e grandes foram os avanços que teve relacionado a educação. Dessa forma os resultados sobre os dados das famílias, desde as práticas produtivas, meio natural, ao lazer, cultura e saúde, ao educacional como a prática docente relacionada ao ensino de Ciências, aos almejos dos pais, alunos e professores, positivamente contribuem na formação enquanto docente, pois, adquiriu-se conhecimentos práticos das especificidades da comunidade escolar, precisamente na área de Ciências Naturais.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Keywords: Educação do Campo
Escola do campo
Comunidade
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
Appears in Collections:Faculdade de Etnodiversidade - CALTA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ HistoricoEducacionalEscola.pdf537,61 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons