Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3520
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Marcas de oralidade nos textos escritos de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da escola municipal Grande Esperança km 50: um olhar variacionista
metadata.dc.creator: SILVA, Marcelo Soares
metadata.dc.contributor.advisor1: DIAS, Marcelo Pires
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7129-1322
Issue Date: 2-Oct-2019
Citation: SILVA, Marcelo Soares. Marcas de oralidade nos textos escritos de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da escola municipal Grande Esperança km 50: um olhar variacionista. Orientador: Marcelo Pires Dias. 2019. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Etnodiversidade, Universidade Federal do Pará, Brasil Novo, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3520. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo busca discutir a variação linguística e as marcas da oralidade presentes em textos de alunos do 9º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Grande Esperança, assim como refletir sobre a visão dos professores acerca do fenômeno da variação na escola. Para isso foram realizadas observações em sala de aula, aplicação de questionários com os professores de Língua Portuguesa. Observamos que os alunos apresentaram, em seus textos, um conjunto de marcas de oralidade que refletem fenômenos variacionistas e que há diferenças no tratamento da variação entre os professores.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Keywords: Oralidade
Escrita
Variação linguística
Língua Portuguesa
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
Appears in Collections:Faculdade de Etnodiversidade - CALTA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_MarcasOralidadeTextos.pdf8,29 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons