Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3518
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Leitura e obtenção de conhecimento nas histórias em quadrinhos de super-heróis DC e Marvel
metadata.dc.creator: TELES, Jander César Reis
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA SOBRINHO, Telma Socorro
Issue Date: Mar-2017
Citation: TELES, Jander César Reis. Leitura e obtenção de conhecimento nas histórias em quadrinhos de super-heróis DC e Marvel. Orientadora, Telma Socorro Silva Sobrinho. 2017. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) - Faculdade de Biblioteconomia, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3518. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Investiga como as Histórias em Quadrinhos (HQ’s) de Super-Heróis DC e Marvel contribuem para a leitura e obtenção do conhecimento do seu público leitor, identificando se este tipo de narrativa estimula o hábito da leitura, assim como permite à formação de opiniões e reflexões, podendo levar este leitor a obtenção do conhecimento. Ressalta que razões levaram com que os leitores prosseguissem com este tipo de leitura ao longo da vida adulta. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, sob a forma de estudo exploratória e explicativa, em relação ao planejamento da pesquisa, foi conceituada como pesquisa de campo, com o instrumento do questionário. Conclui que os leitores buscam mais o enriquecimento de aprendizagem através das leituras, a formação do leitor está sendo construída através dos gibis, novos ambientes estão sendo montados e novas leituras enriquecem o espaço da pessoa, pois existem diversos meios no mundo das HQ’s em que historicamente utilizamos estas ferramentas como uma fonte de informação e obtenção do conhecimento.
Abstract: It investigates like the comic book Superheroes (HQ's) DC and Marvel contributes to the reading and getting the knowledge of his public reader, identifying if this type of narrative stimulates I bitt it of the reading, as well as it allows to the formation of opinions and reflections, when this reader led to getting the knowledge. It emphasizes which reasons got a beating so that the readers continued with this type of reading along the adult life. It is the question of a quanti-qualitative inquiry, under the form of study exploratória and explicative, regarding the projection of the inquiry, it was conceptualized like field work, with the instrument of the questionnaire. End that the readers look more for the enrichment of apprenticeship through the leituras, the formation of the reader is being built through the pickaninnies, new environments are being mounted and news leituras make the space of the person rich, since there are several ways in the world of the HQ's in which historically we use these tools as a fountain of information and getting the knowledge .
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Keywords: Histórias em quadrinhos
Conhecimento
Leitores
Leitura
Super-heróis
Informação
Comic book
Knowledge
Reading process
Super heroes
Information
Reading
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: bdm@ufpa.br
Appears in Collections:Faculdade de Biblioteconomia - FABIB/ICSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_LeituraConhecimentoHistorias.pdf2,96 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons