Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3517
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Uma experiência de incentivo à leitura com alunos do 9º ano de uma escola do campo na realidade da Transamazônica
metadata.dc.creator: OLIVEIRA, Jorge Antônio de Assis
metadata.dc.contributor.advisor1: LOPES, Raquel da Silva
Issue Date: 9-Aug-2019
Citation: OLIVEIRA, Jorge Antônio de Assis. Uma experiência de incentivo à leitura com alunos do 9º ano de uma escola do campo na realidade da Transamazônica. Orientadora: Raquel da Silva Lopes. 2019. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Etnodiversidade, Universidade Federal do Pará, Brasil Novo, PA, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3517. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O domínio da língua, nas diferentes vertentes da palavra escrita e falada, da leitura e da oralidade, é crucial para nossa vida. Partindo desses pressupostos é que surgiu o projeto na Escola do Campo Liberdade II, com título “E o verbo se fez frases, palavras e poesias e nós aprendemos nossa história”, elaborado no Tempo Comunidade, enquanto acadêmico do Curso de Educação do Campo Linguagens e Códigos e professor de Língua Portuguesa da referida escola da comunidade Padre Josimo, KM 130 Norte, município de Medicilândia - PA. Observando os resultados deste projeto surgiu o interesse em desenvolver tal temática como Trabalho de Conclusão de Curso, além de constatar as dificuldades da Escola do Campo em quesitos de disponibilidade de material didático e atraso histórico no âmbito da prática da leitura. Objetivando de forma geral trabalhar metodologias diversificadas no processo de ensino aprendizagem de Língua Portuguesa na realidade do campo, e buscando, por meio da Literatura, despertar o hábito de ler, produzir, interpretar e melhorar a oralidade dos educandos. Por fim, foi possível constatar que, por meio do projeto desenvolvido, os alunos possuíram maior facilidade em se comunicarem através dos temas desenvolvidos, e perceptível melhora na leitura, escrita, oratória e socialização.
Abstract: The domain of language, in the different aspects of the written and spoken word, of reading and orality, is crucial for our life. Starting from these assumptions, the project was born at Escola do Campo Liberdade II, with the title "And the verb was made phrases, words and poetry and we learned our history", elaborated in Community Time, as an academic of the Course of Field Education Languages and Codes and professor of Portuguese Language of said school of the community Padre Josimo, KM 130 Norte, municipality of Medicilândia - PA. Observing the results of this project, there was interest in developing such a topic as a Course Completion Work, in addition to noting the difficulties of the School of the Field in terms of availability of didactic material and historical delay in the scope of reading practice. Aiming in general to work diversified methodologies in the process of teaching Portuguese Language in the field reality, and seeking, through Literature, to awaken the habit of reading, producing, interpreting and improving the orality of learners;. Finally, it was possible to verify that, through the developed project, the students were easier to communicate through the themes developed, and a noticeable improvement in reading, writing, oratory and socialization.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Keywords: Leitura
Oralidade
Escola do campo
Reading
Orality
Country scholl
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
Appears in Collections:Faculdade de Etnodiversidade - CALTA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ExperienciaIncentivoLeitura.pdf1,04 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons