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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Educação ambiental: análise da percepção ambiental na comunidade escolar face aos recursos hídricos da localidade do Arapari, Senador José Porfírio, Pará
metadata.dc.creator: MOURA, Cleide Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA, Marcio Rogério da
Issue Date: 23-Jul-2019
Citation: MOURA, Cleide Rodrigues. Educação ambiental: análise da percepção ambiental na comunidade escolar face aos recursos hídricos da localidade do Arapari, Senador José Porfírio, Pará. Orientador: Marcio Rogério da Silva. 2019. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Etnodiversidade, Universidade Federal do Pará, Senador José Porfírio, Pará, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3514. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Senador José Porífirio que pertence ao estado do Pará, é berço de duas Unidades de Conservação do qual a Comunidade do Arapari faz parte. Nesse contexto, pode-se perceber a importância da Educação Ambiental para conservação do Igarapé Arapari, entorno da Unidade de Conservação “Reserva de Desenvolvimento Sustentável – RDS/Xingu”. Com base nas informações, foi realizado um projeto de intervenção através de uma oficina participativa que tem como objetivo geral refletir sobre a importância da Educação Ambiental no espaço escolar, quanto ao processo de sensibilização dos sujeitos sociais em relação aos recursos hídricos na comunidade Arapari, cujo os objetivos específicos são: analisar a percepção ambiental da comunidade escolar em relação à poluição do igarapé Arapari, bem como avaliar os resultados obtidos a partir da metodologia utilizada, considerando a importância da conservação dos recursos hídricos. Nesse sentido, algumas ações foram realizadas dentro do espaço escolar, através de oficina participativa, envolvendo a Comunidade Escolar da EMEF Ignácio Cury Gabriel; Representante dos Movimentos Sociais; Instituto de Desenvolvimento Florestal da Biodiversidade do Estado do Pará – IDEFLOR BIO; Associação dos Agricultores do PA – Arapari e acadêmicos do Curso de Educação do Campo - UFPA, em torno da importância dos recursos hídricos para o equilíbrio ecológico e uso sustentável das famílias tradicionais. Analisando os resultados, ressalta-se que as práticas pedagógicas relacionadas à Educação Ambiental na EMEF Ignácio Cury Gabriel, não são trabalhadas com frequência, e que a abordagem sobre os recursos hídricos, principalmente do Igarapé que abastece a comunidade Arapari não estão sendo inserida no currículo escolar.
Abstract: Senador José Porífirio, who belongs to the state of Pará, is the cradle of two Conservation Units of which the Arapari Community is part. In this context, we can see the importance of Environmental Education for the conservation of Igarapé Arapari, around the Conservation Unit “Sustainable Development Reserve - RDS / Xingu”. Based on the information, an intervention project was conducted through a participatory workshop that has as its general objective to reflect on the importance of Environmental Education in the school space, regarding the process of sensitization of social subjects regarding water resources in the Arapari community. The specific objectives are: to analyze the environmental perception of the school community in relation to the Arapari stream pollution, as well as to evaluate the results obtained from the methodology used, considering the importance of water resources conservation. In this sense, some actions were carried out within the school space, through a participatory workshop, involving the EMEF School Community Ignácio Cury Gabriel; Representative of Social Movements; Pará State Biodiversity Forestry Development Institute - IDEFLOR BIO; PA - Arapari Farmers Association and students of the Field Education Course - UFPA, around the importance of water resources for the ecological balance and sustainable use of traditional families. Analyzing the results, it is emphasized that the pedagogical practices related to Environmental Education at EMEF Ignácio Cury Gabriel, are not frequently worked on, and that the approach to water resources, especially from Igarapé that supplies the Arapari community is not being inserted in the curriculum. School.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Educação ambiental
Recursos hídricos
Conservação
Environmental education
Water resources
Conservation
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
Appears in Collections:Faculdade de Etnodiversidade - CALTA

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