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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Os impactos socioambientais e a influência da educação ambiental na escola do campo: uma análise sobre as práticas pedagógicas na E.M.E.F Salomão Eschrique, comunidade Alto Brasil, interior do Pará
metadata.dc.creator: SANTANA, Claudia Regina Linhares
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA, Marcio Rogério da
Issue Date: 5-Jul-2019
Citation: SANTANA, Claudia Regina Linhares. Os impactos socioambientais e a influência da educação ambiental na escola do campo: uma análise sobre as práticas pedagógicas na E.M.E.F Salomão Eschrique, comunidade Alto Brasil, interior do Pará. Orientador: Marcio Rogério da Silva. 2019. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Etnodiversidade, Universidade Federal do Pará, Senador José Porfírio, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3513. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O Brasil e o mundo vem enfrentando ao longo do tempo, problemas ambientais que passaram a comprometer a biodversidade existente em todo o planeta. Neste contexto, várias conferências mundiais foram realizadas para tratar desta problemática. Segundo o Sistema de Alerta de Desmatamento – SAD (IMAZON, 2019), o Pará que apresenta o maior índice de desmatamento da Amazônia Legal, lidera o hancking dos estados que mais desvastam em todo o Brasil e o município de Senador José Porfírio está inserido nesta estatística. Dessa forma, este trabalho de pesquisa propõe fazer uma análise sobre o nível de abordagem em Educação Ambiental na Escola do Campo em relação ao desmatamento e retirada de matas ciliares na região que circunda a comunidade do Alto Brasil, a 48 Km da sede do município e faz parte da extensão do Projeto de Assentamento Jurauá. A pesquisa foi realizada especificamente na EMEF Salomão Eschrique e o intuito do trabalho gira em torno de uma ação reflexiva frente às questões ambientais presentes na comunidade. A pesquisa ateve-se a algumas informações constantes nos Tempos Comunidades I, II, III e IV, realizados entre as alternâncias do Curso de Educação Campo da Universidade Federal do Pará e visa principalmente, verificar a percepção do aluno e corpo escolar em relação à Educação Ambiental, bem como se há ações que promovam estratégias pedagógicas na abordagem de temas ambientais presentes na vida do campesino. Os resultados demonstram, que o Sistema Modular de Ensino dificulta, além do ensino-aprendizagem na área de Ciências da Natureza, a formulação de projetos didáticos voltados às questões ambientais, dificultando a Educação Ambiental na escola do campo. Após análise percebeu-se que outro fator importante, foi a formação do professor, que não condiz com a área do conhecimento em que trabalha. Além disso, não há formação continuada voltada especificamente para a Educação Ambiental.
Abstract: Brazil and the world have been facing, over time, environmental problems that have begun to compromise the existing biodiversity throughout the planet. In this context, several world conferences have been held to address this issue. According to the Deforestation Alert System - SAD (IMAZON, 2019), Pará, which has the highest rate of deforestation in the Legal Amazon, leads the hancking of the most devastating states in Brazil and the municipality of Senador José Porfírio is included in this statistic. Thus, this research proposes to make an analysis about the level of approach in Environmental Education in the Field School in relation to deforestation and removal of riparian forests in the region surrounding the community of Alto Brasil, 48 km from the seat of the municipality and is part of the extension of the Jurauá Settlement Project. The research was carried out specifically at EMEF Salomão Eschrique and the aim of the work revolves around a reflexive action on the environmental issues present in the community. The research was based on some information contained in Times I, II, III and IV, between the alternations of the Field Education Course of the Federal University of Pará and aims mainly to verify the student's perception and school body in relation to Education Environmental, as well as if there are actions that promote pedagogical strategies in the approach of environmental themes present in the life of the peasant. The results demonstrate that the Modular Teaching System makes it difficult, in addition to teaching-learning in the area of Natural Sciences, to formulate didactic projects focused on environmental issues, making it difficult for Environmental Education in the rural school. After analysis it was noticed that another important factor was the teacher training, which does not fit the area of knowledge in which he works. In addition, there is no continuing education focused specifically on Environmental Education.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Keywords: Educação ambiental
Sistema modular de ensino
Formação continuada
Environmental education
Modular teaching system
Continuing education
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
Appears in Collections:Faculdade de Etnodiversidade - CALTA

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