Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3510
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O ensino de Geografia e os usos dos quadrinhos no 6º Ano do Ensino Fundamental
metadata.dc.creator: SILVA, Adriele Fonseca
metadata.dc.contributor.advisor1: NUNES, Francivaldo Alves
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/ 0000-0002-2750-0625
Issue Date: 3-Sep-2021
Citation: SILVA, Adriele Fonseca. O ensino de Geografia e os usos dos quadrinhos no 6º Ano do Ensino Fundamental. Orientador: Francivaldo Alves Nunes. 2021. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3510. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) pretende apresentar o uso das histórias em quadrinhos no ensino da Geografia, com foco na turma de 6ª ano do Ensino Fundamental. Para isso, trabalhamos com a ideia de que a construção em quadrinhos vem proporcionar uma aprendizagem mais lúdica, participativa e intuitiva e envolvente, o que desdobra para um melhor aprendizado para o aluno. De outro modo, preocupa-se saber se as histórias em quadrinhos podem somar de forma positiva na aprendizagem significativa da Geografia, enquanto disciplina escolar, e analisar quais as contribuições do ensino de Geografia mediado nas histórias em quadrinhos. Para um melhor entendimento do trabalho dividimos em cinco momentos, em que expomos os principais elementos que compõem a linguagem em quadrinhos, o modo como se comunicam e a interação que pode ser feita com o leitor. Em uma parte seguinte, esta vai destacar um breve relato da ciência geográfica, especificando o início do processo de sua fundamentação, e seu ensino nos tempos atuais. Com isso, aproveita-se a oportunidade para utilizar- se o uso das histórias em quadrinhos como mediadora desse ensino. Por último, vamos apresentar como resultado desse trabalho a revista “Nossos Saberes Geográficos em Quadrinhos”. O método percorrido será através de leituras exploratórias buscando qualificar e quantificar o trabalho desenvolvido. Através disso, procurou-se perceber os usos das histórias em quadrinhos na aprendizagem da Geografia, enfatizando uma aprendizagem mais lúdica, ilustrativa e que enfoque um melhor aprendizado para o aluno.
Abstract: This Course Completion Paper (TCC) intends to present the use of comic books in the teaching of Geography, focusing on the 6th grade class of Elementary School. For this, we work with the idea that the construction in comics provides a more playful, participatory, intuitive and engaging learning, which leads to better learning for the student. Otherwise, it is concerned to know if comic books can add positively to the significant learning of Geography, as a school subject, and to analyze the contributions of the teaching of Geography mediated in comic books. For a better understanding of the work, we divided it into five moments, in which we expose the main elements that make up the comic book language, the way they communicate and the interaction that can be done with the reader. In a following part, this will highlight a brief account of geographic science, specifying the beginning of the process of its foundation, and its teaching in current times. Thus, the opportunity is taken to use the use of comic books as a mediator of this teaching. Finally, as a result of this work, we will present the magazine “Nossos Saberes Geográficas em Quadrinhos”. The method used will be through exploratory readings seeking to qualify and quantify the work developed. Through this, we sought to understand the uses of comics in learning Geography, emphasizing a more playful, illustrative learning that focuses on better learning for the student.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA
Keywords: Geografia
Ensino
Aprendizagem
Quadrinhos
Geography
Teaching
Learning
Comics
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Geografia - CANAN

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_EnsinoGeografiaUsos.pdf779,03 kBAdobe PDFView/Open
Produto_EnsinoGeografiaUsos.pdf936,88 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons