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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A pedagogia da alternância na casa familiar rural de Senador José Porfírio, Pará: aplicação na prática com educandos das comunidades de Porto de Moz
metadata.dc.creator: MATOS, José Benedito Sanches de
metadata.dc.contributor.advisor1: ROCHA, Carla Giovana Souza
Issue Date: 13-Jun-2019
Citation: MATOS, José Benedito Sanches de. A pedagogia da alternância na casa familiar rural de Senador José Porfírio, Pará: aplicação na prática com educandos das comunidades de Porto de Moz. Orientadora: Carla Giovana Souza Rocha. 2019. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Etnodiversidade, Universidade Federal do Pará, Porto de Moz, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3507. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A Pedagogia da Alternância consiste numa metodologia de organização do ensino escolar que conjuga diferentes experiências formativas distribuídas ao longo de tempos e espaços distintos, tendo como finalidade uma formação profissional. Este trabalho tem como objetivo analisar a implementação da Pedagogia da Alternância da Casa Familiar Rural de Senador José Porfírio em relação ao Projeto Profissional dos Jovens (PPJ) de egressos de comunidades ribeirinhas de Porto de Moz. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo para buscar compreender como está sendo aplicada a teoria e prática da pedagogia da alternância na CFR de Senador José Porfírio. Foram entrevistados seis pessoas, dois professores e quatro educandos de diferentes áreas do município de Porto de Moz, sendo um educando da área de várzea, dois da área de terra firme e um da área de transição. A entrada dos educandos do município de Porto de Moz na Casa Familiar Rural de Senador José Porfírio aconteceu através de uma parceria entre as duas CFR´s. Essa parceria se deu não apenas para receber os educandos, mas também para as articulações com os governos municipais. A CFR de Senador José Porfírio não estava preparada para receber tamanha diversidade cultural, pois a mesma não elaborou uma proposta curricular para garantir o tratamento das especificidades socioambientais e produtivas das comunidades de Porto de Moz. Os educandos tiveram dificuldade para elaborar e implementar o Projeto Profissional do Jovem. Nenhum entrevistado conseguiu finalizar na prática seu projeto. A CFR com o método da Pedagogia da Alternância precisa de fato colocar os instrumentos ou ferramentas em prática, pelos quais podem ser feitas a discussões sobre a integração das diversidades de identidades, e sem essas ferramentas a CFR não oferece uma educação diferenciada.
Abstract: The Alternation Pedagogy consists of a methodology of organization of school education that combines different training experiences distributed over different times and spaces, aiming at professional training. This work aims to analyze the implementation of the Pedagogy of Alternation of the Rural Family House of Senador José Porfírio in relation to the Professional Project of Young People (PPJ) of graduates of riverside communities of Porto de Moz. The methodology used in this work was qualitative in order to understand how the theory and practice of the pedagogy of alternation in the CFR of Senador José Porfírio is being applied. Six people, two teachers and four students from different areas of the municipality of Porto de Moz were interviewed, being a student of the várzea area, two of the land area and one of the transition area. The entrance of the students of the municipality of Porto de Moz in the Rural Family House of Senador José Porfírio happened through a partnership between the two CFR's. This partnership took place not only to receive students, but also to articulate with municipal governments. The CFR of Senador José Porfírio was not prepared to receive such diverse cultures because it did not elaborate a curricular proposal to guarantee the treatment of the socio-environmental and productive specificities of the communities of Porto de Moz. The students had difficulty in designing and implementing the Young Professionals Project. No interviewee was able to finalize his project in practice. The CFR with the Alternation Pedagogy method needs to actually put the instruments or tools into practice, by which discussions can be made on integrating diversity of identities, and without these tools the CFR does not offer differentiated education.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Keywords: Agroextrativismo
Jovens camponeses
Ensino
Agroextractivism
Young peasants
Teaching
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
Appears in Collections:Faculdade de Etnodiversidade - CALTA

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