Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3506
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Construção de uma cartilha contextualizada para o ensino de Ciências da Natureza a partir de atividades realizadas em duas escolas do campo de Senador José Porfírio-PA
metadata.dc.creator: SILVA, Thayanne Khésse Melo
metadata.dc.contributor.advisor1: SANTANA, André Ribeiro de
Issue Date: 13-Jun-2019
Citation: SILVA, Thayanne Khésse Melo. Construção de uma cartilha contextualizada para o ensino de Ciências da Natureza a partir de atividades realizadas em duas escolas do campo de Senador José Porfírio-PA. Orientador: André Ribeiro Santana. 2019. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Etnodiversidade, Universidade Federal do Pará, Senador José Porfírio, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3506. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho trata-se da descrição da construção de uma cartilha contextualizada para o ensino de Ciências da Natureza, a partir de atividades realizadas em turmas do 6º ao 9º ano e 1º ano do Ensino Médio de duas escolas do campo do município de Senador José Porfírio-PA. O objetivo foi apresentar metodologias inovadoras para elaboração de uma cartilha a ser aplicada por professores do ensino Fundamental Maior e Ensino Médio na área de Ciências da Natureza, bem como favorecer o trabalho docente no ensino de Ciências da Natureza e estimular a participação discente. Para tanto, usou-se uma abordagem com enfoque na contextualização dos conteúdos e interdisciplinaridade entre as áreas de conhecimento. Os resultados obtidos indicam que o uso de uma cartilha com atividades contextualizadas pode melhorar a qualidade do ensino de ciências na Educação do Campo contando que sua aplicabilidade esteja entrelaçada com os conceitos de interdisciplinaridade e que o docente esteja aberto a adotar as inovações metodológicas, entendendo o cenário da educação como espaço dinâmico e que a aprendizagem é um processo contínuo, cabendo aos educadores buscar sempre o aprimoramento de sua práxis docente.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Cartilha contextualizada
Ensino de Ciências da Natureza
Educação do campo
Interdisciplinaridade
Inovações metodológicas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
Appears in Collections:Faculdade de Etnodiversidade - CALTA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ConstrucaoCartilhaContextualizada.pdf5,6 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons