Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3504
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Transformar a formação: desafios da Licenciatura em Educação do Campo na Transamazônica
metadata.dc.creator: CLEMENTE, Maria Laire de Campos
metadata.dc.contributor.advisor1: LOPES, Raquel da Silva
Issue Date: 30-May-2019
Citation: CLEMENTE, Maria Laire de Campos. Transformar a formação: desafios da Licenciatura em Educação do Campo na Transamazônica. Orientadora: Raquel da Silva Lopes. 2019. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Etnodiversidade, Universidade Federal do Pará, Brasil Novo, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3504. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho é uma reflexão sobre a centralidade da formação docente para a transformação da realidade educacional, ainda que se reconheça que esta realidade é impactada por uma complexa constelação de fatores. O objetivo precípuo é apontar elementos que evidenciem tanto a importância central de se formar novos professores quanto a possibilidade concreta de se fazer isso; a base empírica da análise aqui proposta é, portanto, o “chão da escola”, isto é, a experiência concreta de uma Licenciatura em Educação do Campo/Linguagem, de uma universidade pública da Amazônia brasileira, pela ótica de seus estudantes. A metodologia utilizada pode ser caracterizada como quanti-qualitativa, embora seu cerne seja claramente de ordem interpretativa, com destaque para a abordagem cartográfica. Os resultados obtidos por esta pesquisa apontam que a opção teórico-metodológica pela Pedagogia da Alternância, base em que se estrutura a proposta pedagógica da referida licenciatura, proporcionou aos seus egressos uma formação acadêmica cientificamente consistente e socialmente referenciada, o que não significa ausência de tensões, problemas e lacunas – que apenas o tempo histórico poderá esclarecer. Porém, para além disso, tais resultados sugerem também que escolhas político-institucionais bem definidas, qualificação do quadro docente dos professores formadores, interesse e compromisso dos estudantes podem render, em curto prazo, experiências muito impactantes na “ponta” – a sala de aula da educação básica, aspecto que se busca evidenciar por um relato de prática pedagógica como aprendizagem profissional que foi vivenciada no último Estágio Supervisionado do curso aqui estudado.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Keywords: Educação do campo
Identidade camponesa
Formação docente
Pedagogia da alternância
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
Appears in Collections:Faculdade de Etnodiversidade - CALTA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_TransformarFormacao.pdf1,02 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons