Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3501
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Salas multisseriadas: as dificuldades de professores iniciantes no ensino multisseriado em uma escola do campo
metadata.dc.creator: SANTOS, Josiana Federicci
metadata.dc.contributor.advisor1: CORDEIRO, Leonardo Zenha
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2474-8112
Issue Date: 28-Jun-2019
Citation: SANTOS, Josiana Federicci. Salas multisseriadas: as dificuldades de professores iniciantes no ensino multisseriado em uma escola do campo. Orientador: Leonardo Zenha Cordeiro. 2019. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Etnodiversidade, Universidade Federal do Pará, Brasil Novo, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3501. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho buscou compreender e refletir sobre as dificuldades enfrentadas por professores iniciantes nas salas multisseriadas das escolas do campo, em especial a EMEF Primavera. O objetivo principal é mostrar que a relação entre as experiências docentes, a trajetória escolar, a formação acadêmica e o exercício da profissão, traz elementos significativos que possibilitam o aprendizado recíproco entre professor e aluno, dentro e fora da sala de aula. Para tanto, foram realizadas entrevistas com questionários semiestruturados aplicados para duas professoras iniciantes atuantes no 1º ciclo do Ensino Fundamental. A pesquisa utilizada é de caráter qualitativa, baseando-se num estudo bibliográfico de autores principais como Hage(2005), Arroyo(2007), Caldart(2009). Como resultados a investigação aponta que há dificuldades no ensino multisseriado, decorrentes a falta de infraestrutura escolar, materiais pedagógicos, acompanhamentos de órgãos responsáveis e formação adequada para os profissionais atuantes em escolas do campo. Assim sendo, os resultados sugerem a busca por um currículo inovador e diversificado em contrapartida a solucionar esses requisitos de ensino, visando a transformação nas classes multisseriadas.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Keywords: Dificuldades
Salas multisseriadas
Escolas do campo
Formação docente
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
Appears in Collections:Faculdade de Etnodiversidade - CALTA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_SalasMultisseriadasDificuldades.pdf498,11 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons