Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/prefix/35
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A música como fonte de comunicação e expressão do contexto social dos seres humanos
metadata.dc.creator: BARROS, Valena de Jesus
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA, Luiz Eduardo Ferreira da
Issue Date: 2016
Citation: BARROS, Valena de Jesus. A música como fonte de comunicação e expressão do contexto social dos seres humanos.Orientador: Luiz Eduardo Ferreira da Silva. 2016. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado de Biblioteconomia) – Faculdade de Biblioteconomia, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2016. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/35. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa discute o valor da música como fonte de informação, sua relevância no processo de socialização do indivíduo. Apresenta a importância da música como fonte de informação para a sociedade e para a biblioteconomia. Por intermédio de uma pesquisa teórica e exploratória com base qualitativa e bibliográfica, exploramos a música como fonte de informação para a Biblioteconomia. Desse modo, estabelecemos uma relação entre a informação e a música no universo da Biblioteconomia. Assim, analisamos as letras musicais das bandas Engenheiros do Hawaii, Tropicália, Sex Pistols, John Lennon e Delinquentes, enfatizando o uso das letras como fonte de informação cultural. Por fim, concluímos que a disseminação da informação na Biblioteconomia através da música e o seu papel social assumem um relevo de destaque na contemporaneidade, logo, o bibliotecário pode atuar em diferentes ramos que tenham a organização da informação como princípio.
Abstract: The research discusses the value of the music as an information source, it’s relevance in the individual's socialization process. It shows the importance of music as an information source for society and for librarianship. Through a theoretical and exploratory research with qualitative and bibliographic approach, we explore music as an information source for librarianship. Thus, we have established a relationship between the information and the music in the Library universe. We analyzed the lyrics of the bands Engenheiros do Hawaii, Tropicália, Sex Pistols, John Lennon and Delinquentes, emphasizing the use of the lyrics as a cultural information source. Finally, we conclude that the dissemination of information on librarianship through music and it’s social role play, takes a prominent importance in contemporaneity, so the librarian can act in different branches that have the organization of information as a principle.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA::PROCESSOS DE DISSEMINACAO DA INFORMACAO
Keywords: Música
Fonte de informação
Disseminação da informação
Cibercultura - Socialização
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Biblioteconomia - FABIB/ICSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_MusicaFonteComunicacao.pdf877,33 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons