Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3476
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Trabalho infantil e relação família-escola, vila Belo Monte, Anapu, Pará
metadata.dc.creator: SANTOS, Camilla Carvalho Salgado
metadata.dc.contributor.advisor1: ROCHA, Carla Giovana Souza
Issue Date: 8-Jul-2019
Citation: SANTOS, Camilla Carvalho Salgado. Trabalho infantil e relação família-escola, vila Belo Monte, Anapu, Pará. Orientadora: Carla Giovana Souza Rocha. 2019. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Etnodiversidade, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3476. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O tema trabalho infantil vem sendo, mais discutido nos espaços acadêmicos, políticos e sociais. Essa pesquisa objetiva refletir sobre a influência do trabalho infantil no desenvolvimento escolar dos alunos da Escola José Andrade Silva, localizada na comunidade de Belo Monte, município de Anapu, Pará. Para tanto, buscou-se analisar a compreensão dos pais, alunos e professoras das séries iniciais do ensino fundamental sobre o trabalho infantil e suas implicações para o desenvolvimento escolar dos estudantes. O estudo tem como foco a análise das percepções de mães e crianças que estudam na Escola municipal de Ensino Fundamental Jose Andrade Silva, do município de Anapu, Estado do Pará. Caracterizou-se pela abordagem qualitativa. Os dados foram obtidos por meio de questionário aplicado aos pais alunos e professoras pesquisadas.Por esses meios, constatamos que as professoras pesquisadas compreendem o trabalho infantil como exploração e falta de respeito à criança com efeito negativo no seu desenvolvimento escolar e na sua integridade física e mental. Os pais defendem o trabalho dos filhos como meio para garantia da renda familiar e, nãodestacam as condições de vulnerabilidade que os mesmos possam passar. A escola necessita refletir sobre a questão e planejar suas estratégias pedagógicas considerando as especificidades desse grupo de crianças e adolescentes.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Educação do campo
Inclusão social
Crianças
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
Appears in Collections:Faculdade de Etnodiversidade - CALTA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_TrabalhoInfantilRelacao.pdf737,4 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons