Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3471
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Os reflexos das dificuldades na aprendizagem em matemática que influenciam no aprendizado de física em uma escola do campo
metadata.dc.creator: GIRARDELLO, Simone
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA, Marcio Rogério da
Issue Date: 25-Jul-2020
Citation: GIRARDELLO, Simone. Os reflexos das dificuldades na aprendizagem em matemática que influenciam no aprendizado de física em uma escola do campo. Orientador: Márcio Rogério da Silva. 2020. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em educação do Campo) - Faculdade de Etnodiversidade, Universidade Federal do Pará, Medicilândia, 2020. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3471. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem por objetivo detectar as possíveis lacunas de aprendizagem em uma Escola do Campo ao refere a física, sendo que estes conteúdos se relacionam aos de matemática. Este trabalho foi desenvolvido após uma pesquisa de campo com alunos do 9º ano, e professores que atuam na área de matemática, física e pedagogia. Durante a pesquisa pode-se conhecer um pouco das habilidades e dificuldades destes alunos e entender as metodologias utilizadas durante o processo de alfabetização até a formação final do ciclo do ensino Fundamental. As lacunas encontradas são os anseios dos alunos por aulas diferenciadas e dos professores por estruturas escolares melhores e equipamentos de apoio as aulas, para que estes possam proporcionar maior qualidade no processo ensino e aprendizagem.
Abstract: The present work aims to detect the possible learning gaps in a Escola do Campo when referring to physics, and these contents are related to mathematics. This work was developed after a field research with 9th grade students, and teachers who work in the area of mathematics, physics and pedagogy. During the research, it is possible to learn a little about the skills and difficulties of these students and understand the methodologies used during the literacy process until the final formation of the cycle of elementary education. The gaps found are the students' desires for differentiated classes and the teachers for better school structures and equipment to support the classes, so that they can provide higher quality in the teaching and learning process.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Dificuldades de aprendizagem
Matemática e Física
Metodologias variadas
Learning difficulties
Mathematics and physics
Varied methodologies
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
Appears in Collections:Faculdade de Etnodiversidade - CALTA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ReflexosDificuldadesAprendizagem.pdf344,59 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons