Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3464
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A importância do estágio supervisionado e as experiências vivenciadas pelos acadêmicos do curso de Educação do Campo no município de Medicilândia
metadata.dc.creator: VIANA, Maria das Dores
metadata.dc.contributor.advisor1: HENCHEN, Mário José
Issue Date: 10-Aug-2020
Citation: VIANA, Maria das Dores. A importância do estágio supervisionado e as experiências vivenciadas pelos acadêmicos do curso de Educação do Campo no município de Medicilândia. Orientador: Mário José Henchen. 2020. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Etnodiversidade, Universidade Federal do Pará, Medicilândia, 2020. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3464. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente ensaio/artigo tem por objetivo apresentar e analisar as experiências vivenciadas pelos estudantes do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, da Universidade Federal do Pará, Polo de Medicilândia, estado do Pará, no transcorrer do estágio supervisionado nas disciplinas de química, física e biologia, considerando as dificuldades enfrentadas e as contribuições que os estágios proporcionaram a formação docente destes alunos, tendo em vista que foram desenvolvidos nas escolas do campo, preferencialmente, nas suas comunidades de origem. As experiências dos acadêmicos durante os estágios se constituíram em objeto de análise na escolha do tema. A pesquisa é baseada numa investigação qualitativa, na qual foi necessário realizar a sistematização das informações reunidas e organizadas pelos discentes com vistas a produção de seus relatórios, e que dizem respeito as percepções de professoras regentes e membros de direções das escolas estagiadas. O estágio se mostra relevante na formação docente, uma vez que proporciona aos professores em formação vivenciar situações reais do campo de trabalho, a parti disso, estes constituem aprendizagens que lhes auxiliarão na sua atuação profissional docente, e, permite ainda, relacionar a prática com os conhecimentos adquiridas na academia, bem como também o desenvolvimento de habilidades e competências para a construção da sua identidade docente e para lidarem com diversas situações que abrangem o espaço escolar. E, para alguns acadêmicos este é o primeiro contato com a sala de aula, e, desta forma, o estágio qualifica o estudante para atuar nas escolas do campo, despertando nestes o pensamento acerca de possíveis ações que contribuam na melhoria do ensino e aprendizagem, apesar das dificuldades enfrentadas no interior de tais atividades e relações.
Abstract: The purpose of this essay / article is to present and analyze the experiences lived by the students of the Degree Course in Education in the Field, at the Federal University of Pará, Medicilândia Center, state of Pará, during the supervised internship in the disciplines of chemistry, physics and biology, considering the difficulties faced and the contributions that the internships provided for the teacher training of these students, considering that they were developed in rural schools, preferably in their communities of origin. The students' experiences during the internships were the object of analysis when choosing the theme. The research is based on a qualitative investigation, in which it was necessary to systematize the information gathered and organized by the students with a view to producing their reports, and which concern the perceptions of leading teachers and board members of the interned schools. The internship is relevant in teacher training, since it provides teachers in training to experience real situations in the field of work, based on this, they constitute learning that will help them in their professional teaching performance, and also allows to relate the practice with the knowledge acquired in the academy, as well as the development of skills and competences for the construction of their teaching identity and to deal with different situations that encompass the school space. And, for some academics, this is their first contact with the classroom, and in this way, the internship qualifies the student to work in rural schools, awakening in them the thought about possible actions that contribute to the improvement of teaching and learning, despite the difficulties faced within such activities and relationships.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Aprendizagem
Prática docente
Estágio
Learning
Teaching practice
Internship
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
Appears in Collections:Faculdade de Etnodiversidade - CALTA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ImportanciaEstagioSupervisionado.pdf351,48 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons