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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Educação do campo: os desafios no trabalho do professor de ciências nas turmas do sistema modular de Ensino Fundamental em Medicilândia-PA
metadata.dc.creator: KAPPEL, Camila Fleck
metadata.dc.contributor.advisor1: SANTANA, André Ribeiro de
Issue Date: 3-Dec-2020
Citation: KAPPEL, Camila Fleck. Educação do campo: os desafios no trabalho do professor de ciências nas turmas do sistema modular de Ensino Fundamental em Medicilândia-PA. Orientador: André Ribeiro de Santana. 2020. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Etnodiversidade, Universidade Federal do Pará, Medicilândia. 2020. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3438. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A educação do campo vem ampliando seu espaço a partir dos movimentos sociais que lutam pelo direito a uma educação de qualidade. O município de Medicilândia está localizado na região norte do Brasil na extensão da rodovia Transamazônica no sudoeste do estado do Pará, tem uma grande extensão rural, com estradas vicinais sem pavimentação asfáltica e difícil acesso. Neste trabalho buscaremos responder a seguinte questão: quais são os principais desafios enfrentados pelos docentes de educação do campo no sistema modular rural das escolas do município de Medicilândia-PÁ? Este artigo tem como objetivo identificar de que forma é ofertado o ensino fundamental maior nas escolas do campo, e os principais desafios enfrentados pelos docentes da Educação do Campo no sistema modular de ensino fundamental das escolas do município de Medicilândia. Os objetivos específicos estão em: Compreender a logística do professor de ciências que atua do sistema modular rural de ensino fundamental; analisar se há acompanhamento pedagógico e de suporte ao professor no sistema modular rural de ensino fundamental; caracterizar aspectos que interferem no trabalho do professor de ciências. A pesquisa de campo foi realizada através de um questionário semiestruturado com perguntas semiestruturadas que orientaram a entrevista que tem características quantitativas e qualitativas, direcionada para 05 professores de ciências do ensino fundamental maior que atuam nas escolas municipais, em turmas do sistema modular de ensino fundamental do campo. As turmas do sistema modular de ensino fundamental são anexas a uma escola sede urbana e as turmas são formadas em escolas rurais distribuídas ao longo das vicinais do município. O sistema modular de ensino fundamental ora apresentado tem grande relevância social para os jovens do campo deste município Diante dos relatos apresentados pelos docentes pode-se observar que são muitos os desafios enfrentados por eles. Entre tantos desafios identificou-se que nenhum professor que atua nas turmas de ciências tem formação superior específica na área de ciências e ainda atuam ministrando múltiplas disciplinas.
Abstract: Rural education has been expanding its scope from social movements that fight for the right to quality education. The municipality of Medicilândia is located in the northern region of Brazil along the Transamazônica highway in the southwest of the state of Pará, has a large rural extension, with side roads without asphalt pavement and difficult access. In this work we will try to answer the following question: what are the main challenges faced by teachers of rural education in the rural modular system of schools in the municipality of Medicilândia-PÁ? This article aims to identify what form of higher education is offered in rural schools, and the main challenges faced by teachers of Rural Education in the modular system of fundamental education in schools in the municipality of Medicilândia. The specific objectives are: To understand the logistics of the science teacher who works with the rural modular system of fundamental education; analyze if there is pedagogical support and support to the teacher in the rural modular system of fundamental education; to characterize aspects that interfere in the work of the science teacher. The field research was carried out through a semi-structured questionnaire with semi-structured questions that guided the interview, which has quantitative and qualitative characteristics, with two different questionnaires, directed to 05 science teachers of elementary education who work in municipal schools, in classes of the system. modular elementary school education. The classes of the modular elementary school system are attached to an urban headquarters school and the classes are formed in rural schools distributed along the vicinal areas of the municipality. The modular system of basic education now presented has great social relevance for young people in the countryside of this municipality. Given the reports presented by teachers, it can be observed that there are many challenges faced by them. Among so many challenges, it was identified that no teacher who works in science classes has a specific higher education in the science area and still works teaching multiple disciplines.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Educação do campo
Desafios
Sistema modular
Professores de ciências
Challenges
Modular system
Science teachers
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
Appears in Collections:Faculdade de Etnodiversidade - CALTA

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