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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Curso de licenciatura em educação do campo: a perspectiva dos discentes egressos sobre o processo de formação
metadata.dc.creator: FRUTUOSO, Fagner Soares
metadata.dc.contributor.advisor1: RODRIGUES, Márcio Henrique Simião
Issue Date: 2-Jun-2021
Citation: FRUTUOSO, Fagner Soares. Curso de licenciatura em educação do campo: a perspectiva dos discentes egressos sobre o processo de formação. Orientador: Márcio Henrique Simião Rodrigues. 2021. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Etnodiversidade, Universidade Federal do Pará, Brasil Novo. 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3431. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A educação no campo vem ao longo dos anos ganhando destaque no âmbito acadêmico por se mostrar fruto de resistência contra a opressão do homem e da mulher no campo, da resistência ao analfabetismo e do apreço pelas igualdades sociais. Nesta perspectiva, este trabalho é fruto de uma pesquisa que teve como objetivo analisar as concepções dos sujeitos de pesquisa sobre o processo de formação no curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza, ofertado pela Universidade Federal do Pará, Campus de Altamira. Os dados foram coletados a partir de uma entrevista, via formulário online, realizada com os egressos do curso e para tanto se fez uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). A análise dos dados foi feita seguindo as etapas da análise de conteúdo para a realização de um comparativo entre as respostas dos sujeitos de pesquisa e as propostas do projeto pedagógico do curso analisado. Os resultados apontam para um bom processo de formação, visto que a maioria dos egressos entrevistados apontou que o curso foi essencial para a formação pessoal e profissional para uma atuação tanto no campo quanto fora dele.
Abstract: Education in the countryside has been gaining prominence in the academic field over the years for showing fruit of resistance against the oppression of men and women in the countryside, of resistance to illiteracy and of the appreciation for social equality. In this perspective, this work is the result of a research that aimed to analyze the research subjects' conceptions about the formation process in the Degree Course in Rural Education - Natural Sciences, offered by the Federal University of Pará, Altamira Campus. The data were collected from an interview, via online form, carried out with the graduates of the course and for that purpose, Information and Communication Technologies (ICTs) were used. Data analysis was carried out following the steps of content analysis to make a comparison between the responses of the research subjects and the proposals of the pedagogical project of the analyzed course. The results point to a good training process, since most of the interviewed graduates pointed out that the course was essential for personal and professional training to work both in the field and outside.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Educação do campo
Análise de conteúdo
Egressos
Rural education
Content analysis
Graduates
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
Appears in Collections:Faculdade de Etnodiversidade - CALTA

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