Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3430
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O ensino interdisciplinar de Física no Ensino Médio sobre os efeitos da utilização do protetor solar na exposição à radiação ultravioleta através da modelagem matemática
metadata.dc.creator: QUEIROZ, Suzely Trindade
metadata.dc.contributor.advisor1: GONZALEZ, Luciana Pereira
Issue Date: 30-Jul-2021
Citation: QUEIROZ, Suzely Trindade. O ensino interdisciplinar de Física no Ensino Médio sobre os efeitos da utilização do protetor solar na exposição à radiação ultravioleta através da modelagem matemática. Orientadora: Luciana Pereira Gonzalez. 2021. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3430. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho teve como objetivo implementar uma estratégia metodológica baseada na interdisciplinaridade no ensino da física. As aulas ocorreram de forma remota utilizando tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e modelagem matemática baseado nos 3 atos de Dan Meyer. A aplicação foi realizada com 64 alunos do terceiro ano do ensino médio em uma escola pública localizada na cidade de Belém-PA. Os encontros ocorreram através da plataforma google meet com o tema: Os efeitos da utilização do protetor solar na exposição a radiação ultravioleta. A coleta de dados foi registrada através da participação dos estudantes em atividades interativas na plataforma Mentimeter, e com trabalhos confeccionados nas aulas assíncronas, foi possível ainda observar também tal situação envolvendo aluno com baixa visão, para esse caso foi necessário realizar modificações no material utilizado para promover a inclusão. Este trabalho, portanto busca apresentar uma perspectiva do ensino de física quando integrados a outras áreas do conhecimento.
Abstract: This work aimed to implement a methodological strategy based on interdisciplinarity in the teaching of physics. The classes took place remotely using digital information and communication technologies (TDIC) and mathematical modeling based on the 3 acts of Dan Meyer. The application was carried out with 64 third-year high school students in a public school located in the city of Belém-PA. The meetings took place through the google meet platform with the theme: The effects of using sunscreen on exposure to ultraviolet radiation. Data collection was recorded through the participation of students in interactive activities on the Mentimeter platform, and with works made in asynchronous classes, it was also possible to observe such a situation involving students with low vision, in this case it was necessary to make changes in the material used for promote inclusion. This work, therefore, seeks to present a perspective of teaching physics when integrated with other areas of knowledge.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Ensino de Física
Interdisciplinaridade
Plataforma digital
Teaching Physics
Interdisciplinarity
Digital platform
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Física - CANAN

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_EnsinoInterdisciplinarFisica.pdf1,83 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons