Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3427
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A data magna paraense nas dinâmicas da globalização: "performatividade" e o esquecimento sobre o dia 15 de agosto no ensino e no espaço escolar
metadata.dc.creator: GUIMARÃES, Athos Matheus da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: BRITO, Adilson Júnior Ishihara
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9072-8956
Issue Date: 30-Jun-2021
Citation: GUIMARÃES, Athos Matheus da Silva Guimarães. A data magna paraense nas dinâmicas da globalização: "performatividade" e o esquecimento sobre o dia 15 de agosto no ensino e no espaço escolar. Orientador: Adilson Júnior Ishihara Brito. 2021. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3427. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O objetivo deste trabalho é expor os resultados obtidos na investigação sobre o esquecimento da “Adesão do Pará à Independência do Brasil” no ensino e no espaço escolar. A primeira abordagem deste trabalho foca na perspectiva das dinâmicas entre o global e o local como influências nas transformações da educação brasileira, remodelando o sistema educacional brasileiro para uma percepção performativa sob os discentes, e que propicia influências no planejamento e no desenvolvimento de aulas sobre o local. A segunda abordagem trabalha com o esquecimento sobre memórias históricas locais em espaços escolares de nível médio a partir da presença de avaliações externas. O espaço escolar utilizado para essa investigação foi a Escola Estadual de Ensino Médio Prof. Antônio Gondim Lins, localizado no município de Ananindeua/ PA. Analisamos os documentos fornecidos pela direção da escola, como o Programa Político Pedagógico (PPP) e os livros didáticos usados por esta instituição, com o objetivo de analisar o histórico desta instituição, como também a escolhas de materiais e seus conteúdos que foram aplicados em sala de aula. Aplicamos questionário nas turmas deste estabelecimento para realizar uma observação quantitativa sobre o conhecimento destes discentes sobre a Data Magna, como também uma análise qualitativa sobre o envolvimento destes alunos e da escola com este feriado.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL
Keywords: Ensino de História
Ensino Médio
Globalização
Identidade Nacional
Memória Histórica
Livro didático
Data Magna
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de História - CANAN

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_DataMagnaParaense.pdf730,58 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons