Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3402
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Laboratório de eletrônica: uma proposta experimental e virtual como alternativa didática para circuitos elétricos do tipo retificador a diodo
metadata.dc.creator: CARDOSO, Darlan Holanda
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA, Shirsley Joany dos Santos da
Issue Date: 22-Jun-2021
Citation: CARDOSO, Darlan Holanda. Laboratório de eletrônica: uma proposta experimental e virtual como alternativa didática para circuitos elétricos do tipo retificador a diodo. Orientadora: Shirsley Joany dos Santos da Silva. 2021. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3402. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho elaborou uma estratégia pedagógica e uma alternativa didática que pudesse despertar maior interesse dos educandos em temas de física e mais especificamente em eletrônica, afim de superar os desafios que o tema propõe, deste modo propomos a realização de roteiros experimentais reais e virtuais para o laboratório de eletrônica ou seja, uma proposta experimental e virtual como alternativa didática para circuitos elétricos do tipo retificador a diodo. Diante disso, foi criado um material pedagógico, para ajudar o educando a desenvolver um experimento de circuito retificador a diodo, nele contém todas as informações necessárias e desafios para a execução do mesmo. (i) A proposta real foi desenvolvida para ser executada Laboratório Experimental de Ensino de Física. (ii) A proposta virtual foi desenvolvida para ser executada no simulador virtual “Falstad Circuit Simulator Applet. O material dar um entendimento sobre o átomo, destacando o comportamento dos mesmos, quando são colocados diante de uma tensão, mostrando que os materiais possuem propriedades elétricas. Este trabalho tem como objetivo relacionar a teoria com situações cotidianas através de roteiros de estudo para atividades experimentais reais e virtuais, onde foi procurado formalizar os materiais para que não fossem necessárias aulas expositivas, sobre Circuitos Retificadores a Diodo. A parti disso, foram feitas as comparações de tensão dos valores obtidos pelo simulador, junto com as medições e cálculos experimentais, e concluímos que a eletrônica experimental presente no cotidiano do mundo tecnológico pode ampliar diferentes aspectos a visão sobre a ciência, fazendo com que indivíduos possam também propor soluções para problemas diários ou talvez ajudando a descobrir novas relações do mundo do trabalho e da ciência e da tecnologia e tem como público alvo, alunos do terceiro ano do Ensino Médio e Discentes de Graduação que possui a disciplina Eletrônica Experimental na base curricular.
Abstract: The present work elaborated a pedagogical strategy and a didactic alternative that could arouse greater interest of the students in physics subjects and more specifically in electronics, in order to overcome the challenges that the subject proposes, in this way we propose the realization of real and virtuais experimentais scripts for the electronics laboratory, that is, an experimental and virtual proposal as a didactic alternative for electrical circuits of the diode rectifier type. Therefore, a pedagogical material was created to help the student to develop a diode rectifier circuit experiment, which contains all the necessary information and challenges for its execution. (i) The real proposal was developed to be carried out in the Experimental Physics Teaching Laboratory. (ii) The virtual proposal was developed to run in the virtual simulator “Falstad Circuit Simulator Applet. The material gives an understanding of the atom, highlighting their behavior when they are placed in front of a voltage, showing that the materials have electrical properties. This work aims to relate theory to everyday situations through study scripts for real and virtual experimental activities, where it was sought to formalize the materials so that lectures on Diode Rectifier Circuits were not necessary. From this, voltage comparisons of the values obtained by the simulator were made, along with experimental measurements and calculations, and we concluded that the experimental electronics present in the daily life of the technological world can broaden different aspects of the view of science, making individuals they can also propose solutions to daily problems or perhaps help to discover new relationships in the world of work and science and technology and have as their target audience, third-year high school students and undergraduate students who have the Experimental Electronics subject in their curriculum basis.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Ensino de Física
Roteiros de estudos
Ciência e tecnologia
Physics teaching
Study guides
Science and technology
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Física - CANAN

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_LaboratorioEletronicaProposta.pdf2,64 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons